Então o SENHOR Deus disse à serpente: “Porque fizestes isto: Malditos sois vós acima de todo o gado e de todos os animais selvagens! Você vai engatinhar na sua barriga e vai comer poeira todos os dias da sua vida. E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua prole e a dela; ele esmagará sua cabeça, e você golpeará seu calcanhar”. (Gênesis 3:14-15).
Definição de Inimizade
A inimizade pode ser essencialmente descrita como oposição inerente ou conflito entre duas entidades. Conforme definido por vocabulary.com,
Inimizade significa hostilidade intensa e vem da mesma raiz latina que inimigo, e significa o estado de ser um inimigo. Se você sempre odiou alguém, você tem um histórico de inimizade com essa pessoa. A inimizade é mais forte do que o antagonismo ou a animosidade, o que implica sentimento competitivo, mas não chega ao status de inimigo. Espero que você seja um pacificador e não experimente muita inimizade em sua vida.
Conforme definido por Dictionary.com:
A inimizade é um sentimento ou condição de hostilidade; ódio; má vontade; animosidade; antagonismo.
De acordo com a International Standard Bible Encyclopedia,
“Inimizade” (ódio) ocorre como a tradução de ‘ebhah em Gênesis 3:15, “Porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente”, e em Números 35:21,22, onde a ausência de inimizade por parte do matador modifica o julgamento a ser passado sobre ele.
Significado Bíblico da Inimizade
A Bíblia fala de inimizade em várias situações. No Jardim do Éden, quando Deus declara Sua condenação sobre a serpente, Ele diz: “Porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e a dela”. A Bíblia diz que o ódio das mulheres às cobras tem uma causa espiritual e representa a inimizade que perdura entre Satanás e a população humana.
O livro de Tiago afirma que “amizade com o mundo significa inimizade contra Deus” (também referência 1 João 2:15-16). As práticas corruptas da terra desafiam a santidade de Deus. “Portanto, quem escolhe ser amigo do mundo torna-se inimigo de Deus.” Uma advertência semelhante é apresentada em Romanos 8:7, que afirma que “a mente governada pela carne é hostil a Deus”.
No Novo Testamento, “inimizade” é a tradução de echthra:
Lucas 23:12; Romanos 8:7: “A mente da carne é inimizade contra Deus.” Tiago 4:4, “A amizade do mundo é inimizade com Deus” (porque “o mundo” é preferido a Deus); em Efésios 2, diz-se que Cristo “aboliu em sua carne a inimizade”, por sua cruz para ter “matado a inimizade“, isto é, a oposição entre judeus e gentios, criando em Si mesmo “um homem novo, (assim) fazendo a paz”.
O Dicionário Bíblico de Easton define “inimizade” como ódio enraizado. “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua semente e a sua semente” (Gênesis 3:15). A amizade do mundo é “inimizade com Deus” (1 João 2:15; 1 João 2:16). A “mente carnal” é “inimizade contra Deus” (Romanos 8:7). Pela revogação dos institutos mosaicos, a “inimizade” entre judeus e gentios é removida. Eles se reconciliam e são “feitos um” (Efésios 2:15-16).
Importância da Inimizade
O estado lamentável da humanidade é que vivemos em uma situação de inimizade contra Deus. À medida que o homem adere ao seu pecado, ele vai contra o seu próprio benefício, negando-se a si mesmo e protestando contra o Todo-Poderoso que tenta salvá-lo (2 Timóteo 2:25).
Ao reconhecer a aversão natural entre a carne e a justiça de Deus, podemos evitar melhor o autoengano de racionalizar desejos e impulsos terrenos. Embora possamos cair na inimizade entre o pecado e Deus, sempre nos é dada uma chance de reconciliação por meio do sacrifício e da salvação de Seu filho, Jesus Cristo.
“Uma vez que você foi alienado de Deus e eram inimigos em suas mentes por causa de seu mau comportamento. Mas agora Ele vos reconciliou pelo corpo físico de Cristo através da morte para vos apresentar santos aos seus olhos, sem mácula e livres de acusações” (Colossenses 1:21-22).
Versículos Bíblicos sobre Inimizade
- Então o SENHOR Deus disse à serpente: “Porque fizestes isto: Malditos sois vós acima de todo o gado e de todos os animais selvagens! Você vai engatinhar na sua barriga e vai comer poeira todos os dias da sua vida. E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua prole e a dela; esmagará a tua cabeça, e tu golpearás o seu calcanhar” (Gênesis 3:14-15).
- Vocês adúlteros, não sabem que amizade com o mundo significa inimizade contra Deus? Portanto, todo aquele que escolhe ser amigo do mundo torna-se inimigo de Deus (Tiago 4:4).
- Não ameis o mundo nem nada no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor ao Pai não está nele. Pois tudo no mundo – a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e o orgulho da vida – não vem do Pai, mas do mundo (1 João 2:15-16).
- Se alguém com malícia empurra outro ou joga algo nele intencionalmente para que morra ou se por inimizade uma pessoa bate em outra com o punho para que a outra morra, essa pessoa deve ser morta, essa pessoa é um assassino. O vingador de sangue matará o assassino quando eles se encontrarem. “Mas se sem inimizade alguém de repente empurrar outro ou atirar algo contra eles sem querer ou, sem vê-los, cair sobre eles uma pedra pesada o suficiente para matá-los, e eles morrerem, então já que essa outra pessoa não era inimiga e nenhum dano foi pretendido (Números 35:20-23).
- Pois ele mesmo é a nossa paz, que fez os dois grupos um só e destruiu a barreira, o muro divisório da hostilidade, deixando de lado em sua carne a lei com seus mandamentos e regulamentos. Seu propósito era criar em si mesmo uma nova humanidade a partir dos dois, fazendo assim a paz, e em um só corpo reconciliar ambos com Deus através da cruz, pela qual ele matou sua hostilidade. (Efésios 2:14-16).
Podcast relacionado:
Os pontos de vista e opiniões expressos neste podcast são os dos palestrantes e não refletem necessariamente os pontos de vista ou posições da Salem Web Network e Salem Media Group.