O que é o Credo dos Apóstolos?
Pergunta
Resposta
O Credo dos Apóstolos não se encontra na Bíblia. Ele não foi escrito pelos apóstolos, tendo sido elaborado pelo menos 150 anos após a morte de todos eles. Recebe o nome de Credo dos Apóstolos porque se supõe que registre os ensinamentos que os apóstolos transmitiram.
O Credo dos Apóstolos é o seguinte:
Creio em Deus, Pai Todo-Poderoso, Criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, Seu Filho único, nosso Senhor: Que foi concebido pelo Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morreu e foi sepultado. Desceu ao inferno. No terceiro dia, ressuscitou dentre os mortos. Subiu ao céu e está sentado à direita de Deus, Pai Todo-Poderoso, de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na santa igreja universal, na comunhão dos santos, no perdão dos pecados, na ressurreição da carne e na vida eterna. Amém.
O Credo dos Apóstolos é um bom resumo da doutrina cristã. Contudo, existem duas questões principais sobre ele. Primeiramente, quanto à frase “Desceu ao inferno” – há debates e diferentes interpretações sobre o que isso realmente significa. Em segundo lugar, no que se refere à expressão “igreja universal”, é importante compreender que ela não se refere à Igreja Católica Romana como é conhecida atualmente. A palavra católica significa “universal”, e, portanto, a verdadeira igreja universal engloba todos aqueles que depositaram sua fé em Jesus Cristo para a salvação.