Como definir repreensão? Costumamos pensar na repreensão como um confronto adverso, mas Provérbios 27:5-6 diz: “Melhor é a repreensão aberta do que o amor oculto. Feridas de um amigo podem ser confiáveis, mas um inimigo multiplica beijos.”
“Repreendeis os insolentes, malditos, que se afastam dos vossos mandamentos.” ~ Salmos 119:21
“Quanto aos que persistem no pecado, repreende-os na presença de todos, para que os demais fiquem com medo.” ~ 1 Timóteo 5:20
Muitos cristãos não gostam da ideia de uma repreensão. Em uma cultura que promove a tolerância e a aceitação do outro como ele é, nos deparamos com algum atrito sempre que repreendemos alguém. No entanto, também sabemos que a Bíblia nos chama a nos tornarmos mais semelhantes a Cristo.
Quando um irmão ou irmã faz algo que vai contra as Escrituras, devemos lembrá-los da verdade das Escrituras em amor. Neste artigo, exploraremos a definição bíblica de repreensão. Também discutiremos quando um cristão deve intervir e repreender alguém, e como fazê-lo. Finalmente, analisaremos o que as Escrituras têm a dizer sobre a repreensão. Vamos mergulhar.
Definição Bíblica de Repreensão
Para uma definição simples, de acordo com o Dicionário King James, repreensão significa “Repreender; advertir fortemente; contenção.” Para um contexto bíblico, o Dicionário King James fornece a seguinte escritura:
“E quando ele estava próximo, já agora na descida do monte das Oliveiras, toda a multidão dos discípulos começou a alegrar-se e louvar a Deus com uma voz alta por todas as obras poderosas que tinham visto; dizendo: Bendito seja o Rei que vem em nome do Senhor: paz no céu e glória nas alturas. E alguns fariseus do meio da multidão disseram-lhe: Mestre, repreende os teus discípulos. E respondeu-lhes e disse-lhes: Eu vos digo que, se estes mantivessem a paz, as pedras clamariam imediatamente.” (Lucas 19:37-40, grifo do autor)
Além disso, a International Standard Bible Encyclopedia dá a seguinte explicação do termo repreensão:
Como verbo “repreender” está no Antigo Testamento a tradução de ga’ar e yakhach; outra palavra, ribh, em Neemias 5:7, está na Versão Revisada (britânica e americana) traduzida como “contendo”. “Repreensão” (substantivo) é mais frequentemente a tradução de ge’arah; também na versão do rei Tiago de cherpah (Isaías 25:8; Jeremias 15:15, a Versão Revisada (britânica e americana) “reprovação”), e de algumas outras palavras significando reprovação, etc. “Repreensão” (mucar, literalmente, “correção”, “castigo”) em Oséias 5:2 tem a margem da Versão Revisada “hebraico ‘repreensão'”.
No Novo Testamento “repreender” é mais frequentemente a tradução de epitimao (Mateus 8:26; 16:22; 17:18, etc.); também na Versão King James do elegcho, sempre na Versão Revisada (britânica e americana) renderizada “reprove” (1 Timóteo 5:20; Tito 1:13; 2:15; Hebreus 12:5; Apocalipse 3:19). Outra palavra é epipletto (uma vez, 1 Timóteo 5:1); “sem repreensão” em Filipenses 2:15 está na Versão Revisada (britânica e americana) “sem defeito”. Por outro lado, a Versão Revisada (britânica e americana) tem “repreensão” por várias palavras na Versão King James, como por “reprovar” (2 Reis 19:4; Isaías 37:4), “repreensão” (Jó 26:11; Provérbios 17:10), “cobrado” (Marcos 10:48). Em Isaías 2:4; Miquéias 4:3, a Versão Revisada em Inglês tem “reprovar” para “repreensão”, e na margem “decidir a respeito”, que é o texto na Versão Revisada Padrão Americana. Em Eclesiástico 11:7 temos o sábio conselho: “Compreendei primeiro e depois repreendei” (epitimao).
Significado da Repreensão
Para uma definição moderna, Vocabulary.com dá a seguinte descrição da repreensão como ela pode ser usada em um contexto contemporâneo:
A palavra repreensão pode ser um verbo, significando repreender severamente ou repreender, mas também pode ser um substantivo, porque uma repreensão é o resultado de ser repreendido. A raiz vem do francês antigo rebuchier e significa “cortar”, ou “revidar”. Uma repreensão, então, é para ser crítica e repreender – nos termos de hoje, uma repreensão é um golpe verbal!
Repreender alguém é criticá-lo de forma incisiva, por um determinado comportamento pecaminoso observado. A palavra grega mais frequentemente traduzida como “repreensão” no Novo Testamento é elegchó. Em seu entendimento mais abrangente, elegchó significa “repreender e condenar expondo (às vezes publicamente) um erro”. Há momentos em que todos nós devemos ser repreendidos se caímos em pecado, e há momentos em que um crente precisa repreender outro crente com amor e discernimento.
Quando devemos repreender os outros?
Costumamos pensar na repreensão como um confronto adverso, mas Provérbios 27:5-6 diz: “Melhor é a repreensão aberta do que o amor oculto. Feridas de um amigo podem ser confiáveis, mas um inimigo multiplica beijos.” Paulo diz a Tito, como funcionário da igreja, para “falar, exortar e repreender com toda a autoridade” (Tito 2:15), indicando que todas as três ações são de significado equivalente.
A repreensão cristã adequada começa no coração. Antes de confrontarmos alguém sobre qualquer coisa, devemos primeiro considerar nossos próprios motivos. Primeiro Coríntios 16:14 diz: “Faça-se tudo em amor”, inclusive repreendendo alguém. Há um caminho certo e um caminho errado para repreender alguém. A repreensão errada surge do orgulho, da ira, do ressentimento, da inveja ou de outras atitudes egoístas. O objetivo de uma repreensão equivocada é prejudicar, envergonhar ou julgar um companheiro cristão. Muitos dos ensinamentos da Bíblia contra julgar os outros estão relacionados àqueles que repreendem os outros pelas mesmas coisas que eles mesmos fazem (Mateus 7:3-5). Paulo escreveu: “Disciplinarei meu corpo e o faço meu escravo, para que, depois de ter pregado aos outros, eu mesmo não seja desqualificado” (1 Coríntios 9:27).
Jesus deu instruções explícitas para administrar situações em que um companheiro cristão está se envolvendo em um pecado: “Se seu irmão ou irmã pecar, vá e aponte sua falta, apenas entre vocês dois. Se eles te escutarem, tu os conquistaste” (Mateus 18:15). Todos nós pecamos de muitas maneiras, mas quando outro crente está escolhendo o pecado que prejudica a si mesmo, a outra pessoa ou ao corpo de Cristo, devemos intervir. Uma repreensão é necessária às vezes, pois devemos cuidar uns dos outros e viver na verdade. Tiago 5:20 diz: “Quem desviar um pecador do erro do seu caminho, o salvará da morte e cobrirá uma multidão de pecados.” Um confronto pode ser difícil, mas não é amoroso permitir que um cristão autoproclamado prossiga em um pecado que trará o julgamento de Deus sobre ele ou sua família.
Versículos Bíblicos sobre Repreensão
Toda a Escritura é soprada por Deus e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir e para treinar em justiça ~ 2 Timóteo 3:16
“Não odiarás o teu irmão no teu coração, mas raciocinarás francamente com o teu próximo, para não incorreres em pecado por causa dele. ~ Levítico 19:17
Quanto aos que persistem no pecado, repreendei-os na presença de todos, para que os demais permaneçam com medo. ~ 1 Timóteo 5:20
Mas agora estou escrevendo para você não se associar a ninguém que leva o nome de irmão se ele é culpado de imoralidade sexual ou ganância, ou é um idólatra, vigarista, bêbado ou vigarista – nem mesmo para comer com tal um. Pois o que eu tenho a ver com julgar pessoas de fora? Não são aqueles que estão dentro da igreja que você deve julgar? Deus julga os que estão de fora. “Expurgai o maligno do meio de vós.” ~ 1 Coríntios 5:11-13
Uma repreensão é mais profunda em um homem de compreensão do que uma centena de golpes em um tolo. ~ Provérbios 17:10
Irmãos, se alguém for pego em alguma transgressão, vós que sois espirituais deveis restaurá-lo em espírito de mansidão. Vigiai-vos, para que também vós não sejais tentados. ~ Gálatas 6:1
Um filho sábio ouve a instrução de seu pai, mas um escarnecedor não ouve a repreensão. ~ Provérbios 13:1
Deixe-o saber que quem trouxer de volta um pecador de sua errância salvará sua alma da morte e cobrirá uma multidão de pecados. ~ Tiago 5:20
Repreender muitas vezes não parece glamouroso. Mas se encontrarmos um irmão ou irmã vagando, é nosso dever lembrá-los da verdade e da esperança das Escrituras e ajudá-los a retornar ao caminho da justiça.