O que é uma oferta de onda?

Pergunta

O que é uma oferta de ondas?

Resposta

A oferta de ondas, presente entre os sacrifícios da Lei Mosaica, era um ato simbólico que indicava que a oferta era dedicada ao Senhor. Parte dos elementos oferecidos era literalmente agitada ao ar diante d’Ele, simbolizando a entrega e a consagração. Esse procedimento é mencionado inicialmente na cerimônia de consagração de Arão e seus filhos, onde, em uma ocasião, parte da oferta era consumida pelo fogo, enquanto o restante era agitado para Deus, sendo posteriormente recolhido por Arão, seus filhos e Moisés.

Outras ocorrências dessa prática incluem a oferta referente à paz, o sacrifício para a purificação de leprosos e a oferta associada à Festa dos Primogênitos, na qual elementos como pães e cordeiros eram apresentados. A maior manifestação desse tipo de oferta envolveu toda uma tribo, fato que evidenciava a devoção e a fidelidade do povo. Em resposta a uma demonstração de lealdade durante o episódio do bezerro de ouro, Deus designou os levitas para o serviço do templo, em substituição aos primogênitos de cada família israelita.

Em suma, a oferta de ondas representava uma porção do sacrifício destinada a Deus, que era liberada para uso dos sacerdotes e levitas. Esse procedimento não apenas simbolizava a consagração da oferta, mas também garantia o sustento das famílias dedicadas ao serviço no tabernáculo e, posteriormente, no templo, reafirmando a importância do compromisso com o serviço divino.

Deixe um comentário