Quais foram as cruzadas cristãs?
As cruzadas forneceram alguns dos argumentos mais frequentes contra a fé cristã. Alguns terroristas islâmicos afirmam que seus ataques terroristas são uma vingança pelo que os cristãos fizeram durante as cruzadas. Então, o que foram as cruzadas e por que elas são vistas como um problema tão grande para a fé cristã?
Primeiramente, as cruzadas não devem ser chamadas de “cruzadas cristãs”. Muitos dos envolvidos nas cruzadas não eram verdadeiros cristãos, apesar de afirmarem ser. O nome de Cristo foi abusado, mal utilizado e profanado pelas ações de muitos cruzados.
Em segundo lugar, as cruzadas ocorreram aproximadamente de 1095 d.C. a 1230. Será que as ações não bíblicas de supostos cristãos, de centenas de anos atrás, ainda devem ser atribuídas aos cristãos de hoje?
Em terceiro lugar, embora isso não seja uma justificativa adequada, o cristianismo não é a única religião com um passado violento. Na verdade, as cruzadas foram uma resposta às invasões muçulmanas em territórios que, outrora, eram predominantemente habitados por cristãos. Aproximadamente entre 200 d.C. e 900 d.C., as terras de Israel, Jordânia, Egito, Síria e Turquia eram principalmente habitadas por cristãos. Quando o Islã ganhou força, os muçulmanos invadiram essas terras e passaram a oprimir, escravizar, deportar e até assassinar os cristãos que nelas viviam. Em resposta, a Igreja Católica Romana e reis/emperadores “cristãos” da Europa ordenaram as cruzadas para recuperar as terras que os muçulmanos haviam tomado. As ações de muitos desses supostos cristãos durante as cruzadas foram deploráveis. Não há justificativa bíblica para conquistar terras, assassinar civis ou destruir cidades em nome de Jesus Cristo. Ao mesmo tempo, o Islã também não pode ser considerada isenta de culpa nessas questões.
Em resumo, as cruzadas foram tentativas, entre os séculos XI e XIII d.C., de recuperar terras no Oriente Médio que haviam sido conquistadas pelos muçulmanos. As cruzadas foram brutais e malignas. Muitas pessoas foram forçadas a se “converter” ao cristianismo e, se recusavam, eram executadas. A ideia de conquistar uma terra por meio da guerra e da violência em nome de Cristo é completamente incompatível com os ensinamentos bíblicos. Muitas das ações ocorridas durante as cruzadas se opuseram completamente aos princípios fundamentais da fé cristã.
Diante disso, como podemos responder quando, por causa das cruzadas, a fé cristã é atacada por ateus, agnósticos, céticos e por representantes de outras religiões? Podemos responder questionando: 1) Você quer ser responsabilizado pelas ações de pessoas que viveram há mais de 900 anos? 2) Você quer ser responsabilizado por todos aqueles que afirmam representar a sua fé? Tentar culpar todo o cristianismo pelas cruzadas é análogo a culpar todos os muçulmanos pelo terrorismo islâmico.