O que são arcanjos?

O que são arcanjos?

A palavra arcanjo ocorre em apenas dois versículos da Bíblia. Em 1 Tessalonicenses 4:16, lemos que “o mesmo Senhor descerá do céu, com grande brado, à voz do arcanjo e ao som da trombeta de Deus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro.” O outro trecho encontra-se em Judas 1:9, onde é dito que “o arcanjo Miguel, quando disputava com o diabo a respeito do corpo de Moisés, não se atreveu a proferir um pronunciamento condenatório, mas disse: ‘O Senhor te repreenda!’” Assim, Miguel é o único arcanjo nomeado nas Escrituras.

A origem da palavra arcanjo provém do grego archangelos, que significa “anjo chefe”. Trata-se de uma palavra composta formada por archon (“chefe” ou “governante”) e aggelos (“anjo” ou “mensageiro”). A Bíblia sugere, em vários trechos, que os anjos possuem uma hierarquia de liderança, e o arcanjo aparece como o líder dos demais anjos.

Assim como todos os anjos, os arcanjos são seres pessoais criados por Deus. Eles possuem inteligência, poder e glória, e são de natureza espiritual, não corporal. Sua missão é servir a Deus e executar os propósitos divinos.

Embora Judas 1:9 utilize o artigo definido ao se referir ao arcanjo Miguel – o que poderá indicar que ele é o único arcanjo – Daniel 10:13 descreve Miguel como “um dos príncipes principais”, o que sugere a existência de outros arcanjos. Dessa forma, mesmo que haja a possibilidade de múltiplos arcanjos, é prudente não afirmar categoricamente a existência de outros além de Miguel, que, por sua posição, aparenta ser o principal.

Em Daniel 10:21, um anjo chama Miguel de “seu príncipe”. Como essa declaração é dirigida a Daniel, que era judeu, entende-se que Miguel tem a responsabilidade de cuidar do povo judeu, o que é confirmado por Daniel 12:1, que o chama de “o grande príncipe que protege o povo de Daniel”. É possível que outros arcanjos tenham a tarefa de proteger outras nações, mas as Escrituras não os identificam.

Entre as funções atribuídas a um arcanjo, conforme descrito em Daniel 10, está a participação na guerra espiritual. Em 1 Tessalonicenses 4, o arcanjo desempenha um papel no retorno de Cristo para a igreja. Também observamos Miguel, o arcanjo, em confronto com Satanás em Judas 1:9, quando mesmo detendo imenso poder e glória, ele recorre ao Senhor para fazer com que o diabo seja repreendido. Essa dependência do poder divino nos leva a refletir: se um arcanjo precisa buscar a ajuda do Senhor, quanto mais nós devemos fazê-lo.

Deixe um comentário