O que significa andar no Espírito?
Pergunta
Resposta
Os crentes possuem o Espírito interior de Cristo, o Consolador que procede do Pai (João 15:26). O Espírito Santo auxilia os crentes na oração (Judas 1:20) e “intercede pelos de Deus, conforme a vontade de Deus” (Romanos 8:27). Ele também conduz o crente à retidão (Gálatas 5:16–18) e produz Seu fruto naqueles que se entregam a Ele (Gálatas 5:22–23). Os crentes devem submeter-se à vontade de Deus e andar no Espírito.
Na Bíblia, “andar” é frequentemente uma metáfora para a vida prática diária. A vida cristã é uma jornada e devemos percorrê-la com progresso contínuo. A norma para todos os crentes é andar no Espírito: “Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito” (Gálatas 5:25, KJV; cf. Romanos 8:14). Em outras palavras, o Espírito nos concedeu vida no novo nascimento (João 3:6) e devemos continuar a viver, dia após dia, no Espírito.
Andar no Espírito significa render-se ao controle d’Ele, seguir Sua liderança e permitir que Ele exerça influência sobre nossa vida. Andar no Espírito é o oposto de resistir ou entristecê-Lo (Efésios 4:30).
O capítulo de Gálatas 5 examina a obra do Espírito Santo no crente. O contexto é a liberdade da Lei de Moisés (Gálatas 5:1). Aqueles que andam no Espírito “aguardam com fé a justiça que esperamos” (versículo 5) e são livres da Lei (versículo 18). Além disso, os que andam no Espírito “não se entregam aos desejos da carne” (versículo 16). A carne — nossa natureza caída sob o poder do pecado — está em conflito direto com o Espírito (versículo 17). Quando a carne está no comando, os resultados são evidentes (versículos 19–21). Mas quando o Espírito assume o controle, ele produz qualidades divinas em nós, independentemente das restrições da Lei (versículos 22–23). Os crentes “crucificaram a carne com suas paixões e desejos” (versículo 24) e, agora, andam no Espírito (versículo 25).
Aqueles que andam no Espírito estão unidos a Ele e são portadores do fruto que o Espírito produz. Assim, os que andam no Espírito andam no amor — vivendo no amor por Deus e pelo próximo; andam na alegria — demonstrando regozijo pelo que Deus fez, está fazendo e fará; andam na paz — uma vida não definida por preocupação ou ansiedade (Filipenses 4:6); andam na paciência — conhecidos por uma “longa paciência” e por manterem a calma; andam na bondade — manifestando cuidado terno pelas necessidades alheias; andam na virtude — cujas ações refletem honra e santidade; andam na fidelidade — mantendo firme a confiança em Deus e em Sua Palavra; andam na suavidade — caracterizados pela humildade, graça e gratidão a Deus; e andam no autocontrole — demonstrando moderação, contenção e a capacidade de dizer “não” à carne.
Aqueles que andam no Espírito dependem do Espírito Santo para guiá-los em pensamentos, palavras e ações (Romanos 6:11–14). Eles evidenciam, a cada dia e em cada momento, uma santidade prática — assim como Jesus, que “cheio do Espírito Santo, saiu do Jordão e foi conduzido pelo Espírito ao deserto” para ser tentado (Lucas 4:1).
Andar no Espírito é ser cheio do Espírito, cujos efeitos incluem gratidão, cânticos e alegria (Efésios 5:18–20; Colossenses 3:16). Os que andam no Espírito seguem Sua liderança: “deixem que a palavra de Cristo habite ricamente em vocês” (Colossenses 3:16, ESV), e o Espírito utiliza a Palavra de Deus “para ensinar, repreender, corrigir e instruir na justiça” (2 Timóteo 3:16). Todo o estilo de vida dos crentes é regido pela mensagem do evangelho, à medida que o Espírito os direciona à obediência. Quando andamos no Espírito, descobrimos que os apetites pecaminosos da carne não mais têm domínio sobre nós.