Jeová Jireh
“Jeovájireh” aparece apenas uma vez em toda a Bíblia — em Gênesis 22:14 (KJV). Significa “Deus provê”. Gênesis 22 conta uma história bem conhecida envolvendo Abraão, seu filho, Isaque e Deus.
Abraão e Isaque
Um dia Deus diz a Abraão: “Toma agora o teu filho, teu único filho Isaque, a quem amas, e vai à terra de Moriá, oferecendo-o ali como holocausto num dos montes de que vos direi” (Gênesis 22:2).
A Bíblia diz que este foi um teste da fé de Abraão. Abraão faz o que Deus diz. Ele coloca lenha para o fogo em um burro e parte com Isaque para a montanha que Deus lhe mostrará. Isaque, aparentemente, não sabe que será a oferta. No caminho, ele pergunta ao pai:
“‘Olha, o fogo e a madeira, mas onde está o cordeiro para um holocausto?’ E Abraão disse: ‘Meu filho, Deus proverá para Si o cordeiro para um holocausto'” (versículos 7, 8).
Quando chegam ao local que Deus designou, “Abraão construiu ali um altar e colocou a madeira em ordem: e amarrou Isaque, seu filho, e o colocou sobre o altar, sobre a madeira. E Abraão estendeu a mão e pegou a faca para matar seu filho.” (versículos 9, 10).
Nesse momento, Deus pede que ele pare. Abraão passou no teste. Abraão vê um carneiro preso em um matagal próximo e o oferece para um holocausto em vez de seu filho (versículos 11-13).
“E Abraão chamou o nome do lugar, O Senhor-Vontade-Prover” (versículo 14) ou “Jeovájireh” (KJV).
O Deus que provê
Jeová Jireh torna-se, assim, um dos nomes para Deus no Antigo Testamento — um que enfatiza como Ele provê para nossas necessidades. A palavra hebraica, jireh, não significa apenas “fornecer”, mas também “perceber”, “experimentar”.
Nosso Senhor é o “Deus que provê”, porque Ele também é o “Deus que percebe” nossas necessidades – o “Deus que experimenta” o que estamos experimentando e que, portanto, pode prover exatamente o que precisamos.
Nossa maior necessidade, como humanos, é a salvação — o perdão de nossos pecados e a vida eterna. A história de Abraão oferecendo Isaque em Gênesis 22 é mais do que apenas uma ilustração dramática de fé e obediência. É uma prévia da salvação que Deus nos proporcionou no grande sacrifício de Seu Filho na cruz.
Jesus como Jeová Jireh
No Calvário, o “Deus que Provê” fez o que pediu a Abraão – só que mais.
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16).
Deus pediu a Abraão que desse seu filho amado, Isaque. Mas Deus só poderia pedir isso porque Ele daria Seu próprio Filho amado, Jesus, para ser oferecido como sacrifício pelo pecado. A vida de Isaque foi poupada; Deus providenciou um carneiro como substituto que morreu no lugar de Isaque. Mas, no Calvário, não havia substituto previsto. Jesus, o Cordeiro de Deus, morreu ali pelos nossos pecados.
Quando Isaque perguntou: “Onde está o cordeiro?” Abraão respondeu: “Deus proverá o cordeiro para um holocausto”. Essa declaração cheia de fé encontra eco no Novo Testamento pela exclamação de João Batista: “Eis aí! O cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (João 1:29).
Jeová Jireh e Você
O apóstolo Paulo diz: “Aquele [Deus] que não poupou o seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará também livremente todas as coisas?” (Romanos 8:32).
Deus providenciou nossa salvação eterna dando o maior presente que Ele poderia dar — Seu Filho — para morrer por nossos pecados. E assim, diz Paulo, tendo dado o maior dom possível, Deus certamente também proverá livremente todas as nossas necessidades — até mesmo nossas necessidades menores e diárias. Ele sabe o que precisamos e proverá. Ele é Jeová Jireh.