O que a Bíblia quer dizer com “ligar e desligar”?
O conceito de “ligar e desligar” é ensinado na Bíblia em Mateus 16:19: “Eu te darei as chaves do reino dos céus; o que ligares na terra será ligado nos céus e o que desligares na terra será desligado nos céus.” Neste versículo, Jesus fala diretamente ao apóstolo Pedro e, de forma indireta, aos demais apóstolos. Suas palavras indicavam que Pedro teria o direito de entrar no reino por si mesmo, possuiria autoridade geral simbolizada pela posse das chaves e que a pregação do evangelho seria o meio de abrir o reino dos céus para os crentes e fechá-lo para os que não creem. O livro de Atos demonstra esse processo em ação: com seu sermão no dia de Pentecostes (Atos 2:14-40), Pedro abriu a porta do reino pela primeira vez. As expressões “ligar” e “desligar” faziam parte da fraseologia legal judaica, significando declarar algo proibido ou permitido.

Pedro e os demais discípulos deveriam continuar a obra de Cristo na terra, pregando o evangelho e anunciando a vontade de Deus às pessoas, estando investidos da mesma autoridade que Ele possuía. Em Mateus 18:18 há outra referência a ligar e desligar, desta vez no contexto da disciplina na igreja. Os apóstolos não usurpavam o senhorio e a autoridade de Cristo sobre cada crente e seu destino eterno; ao contrário, exerciam a autoridade para disciplinar e, se necessário, excomungar os membros desobedientes da comunidade.
Não se tratava de um privilégio para mudar a mente de Deus – como se tudo o que decidissem na terra se replicasse nos céus – mas de um encorajamento para, enquanto cumpriam seus deveres apostólicos, promoverem o plano divino. Quando os apóstolos “ligavam” algo, ou seja, proibiam uma prática na terra, estavam colocando em ação a vontade de Deus. Da mesma forma, ao “desligar” algo ou permitir uma ação, também estavam cumprindo o plano eterno de Deus. Tanto em Mateus 16:19 quanto em Mateus 18:18, o texto grego deixa claro: “Tudo o que você ligar na terra será ligado nos céus e tudo o que você desligar na terra será desligado nos céus” (tradução literal de Young). Ou, para utilizar as palavras da Amplified Bible: “Tudo o que você ligar [proibir, declarar como impróprio e ilegal] na terra já estará ligado nos céus, e tudo o que você desligar [permitir, declarar como legal] na terra já estará desligado nos céus.”
Jesus ensinou que os apóstolos tinham uma missão especial na terra. Suas palavras de autoridade, registradas nas epístolas do Novo Testamento, refletem a vontade de Deus para a igreja. Quando Paulo declarava um anatema sobre aqueles que distorciam o evangelho, ficava claro que esse anatema já havia sido estabelecido nos céus (Gálatas 1:8–9).






