O que significa louvar a Deus?

O que significa louvar a Deus?

Os cristãos frequentemente falam de “louvar a Deus”, e a Bíblia ordena a todas as criaturas viventes que louvem o Senhor (Salmos 150:6). Uma palavra hebraica para “louvar” é yadah, que significa “louvar, agradecer ou confessar”. Uma segunda palavra frequentemente traduzida como “louvar” no Antigo Testamento é zamar, ou seja, “cantar louvores”. Uma terceira palavra, halal (a raiz de hallelujah), significa “louvar, honrar ou elogiar”. Todos esses termos expressam a ideia de dar graças e honrar Aquele que é digno de todo louvor.

O livro dos Salmos é composto por canções repletas de louvores a Deus. Nele, por exemplo, o Salmo 9 declara: “Eu me alegrarei e me regozijarei em ti; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo” (verso 2), e o Salmo 18:3 afirma que Deus é “digno de louvor”. No Salmo 21:13, o Senhor é exaltado tanto por quem Ele é quanto por Seu imenso poder, com as palavras: “Exalta-te na tua força, SENHOR; cantaremos e louvaremos o teu poder.”

O Salmo 150 utiliza o termo “louvor” treze vezes em seis versículos. O primeiro versículo indica o “onde” do louvor: “Louve a Deus no seu santuário; louvem-no nos céus, firmes nos seus poderes.”

– O versículo seguinte ensina o “porquê” de louvar o Senhor: “Louve-o por seus atos poderosos; louvem-no por sua imensa grandeza.”

– Os versículos de 3 a 6 descrevem o “como” louvar o Senhor: com uma variedade de instrumentos, dança e com tudo o que tem fôlego. Todo meio de produzir sons pode ser utilizado para louvar o Senhor!

No Novo Testamento, há diversos exemplos de louvor a Jesus. Em Mateus 21:16, por exemplo, os que louvavam Jesus enquanto Ele entrava em Jerusalém montado em um jumento são mencionados. Em Mateus 8:2, é registrado que um leproso se prostrou diante de Jesus, e em Mateus 28:17 os discípulos O adoraram após Sua ressurreição. Jesus aceitou os louvores que Lhe eram dirigidos, pois Ele é Deus.

A igreja primitiva costumava se reunir em momentos de louvor. Na primeira igreja em Jerusalém, por exemplo, havia um forte foco no culto (Atos 2:42–43). Em Antioquia, os líderes oravam, adoravam e jejuavam enquanto Paulo e Barnabé eram chamados para a obra missionária (Atos 13:1–5). Além disso, muitas das cartas de Paulo contêm extensas passagens de louvor ao Senhor (1 Timóteo 3:14–16; Filipenses 1:3–11).

No fim dos tempos, todo o povo de Deus se unirá em um louvor eterno. “Nada mais será mais maldito; mas o trono de Deus e do Cordeiro estará nele, e os seus servos o adorarão” (Apocalipse 22:3). Com a maldição do pecado removida, aqueles que estiverem com o Senhor louvarão para sempre o Rei dos reis em perfeição. Assim, nosso culto a Deus na terra é uma preparação para a gloriosa celebração de louvor que ocorrerá na eternidade com o Senhor.

Deixe um comentário