Nós amamos nossos animais de estimação – sejam cães, gatos, pássaros etc – e muitas vezes os consideramos membros da família.
O tema dos animais e animais de estimação indo para o céu recebeu atenção extra quando o Papa Francisco foi erroneamente citado dizendo: “O paraíso está aberto a todas as criaturas de Deus”. No entanto, essas palavras sobre animais de estimação foram realmente ditas pelo Papa Paulo IV anos antes. A pergunta ainda permanece: nossos cães vão para o céu quando morrem?
Uma das histórias mais comoventes da Bíblia é a parábola que o profeta Natã contou ao rei Davi. O profeta falou ao rei de um homem pobre e de seu cordeiro de estimação. Ele disse: “O pobre homem não tinha nada, exceto um pequeno cordeiro que ele havia comprado e alimentado; e cresceu junto com ele e com seus filhos. Comia de sua própria comida, bebia de seu próprio copo e deitava-se em seu seio; e era como uma filha para ele” (2 Samuel 12:3).
Como amamos os animais, muitas vezes surge a pergunta: “nossos animais de estimação estarão no céu?” No entanto, a Bíblia é silenciosa sobre essa questão. Não confirma nem nega.
Tudo criado para a glória de Deus
No entanto, há alguns pontos que podemos considerar. Deus criou tudo, inclusive os animais, para Seu prazer e Sua glória. A Bíblia diz: “Tu és digno, Senhor, de receber glória, honra e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade elas existem e foram criadas” (Apocalipse 4:11). Os seres humanos foram criados especificamente para a glória de Deus. “Todo aquele que é chamado pelo Meu nome, a quem criei para a Minha glória; Eu o formei; sim, eu o fiz” (Isaías 43:7). Mas a Bíblia fala até mesmo de objetos inanimados, como o sol, a lua e as estrelas, louvando a Deus (ver Salmos 148:3). É claro que sabemos que esses objetos não podem louvar a Deus da mesma forma que nós, humanos. No entanto, eles louvam a Deus brilhando. Cumprindo o papel que Deus planejou para eles, eles glorificam seu Criador.
Embora toda a criação de Deus seja para Sua glória e prazer, somente os seres humanos foram criados à imagem de Deus. Os animais foram feitos do mesmo pó que os humanos e têm neles o mesmo sopro de vida que nós, mas Deus fez homens e mulheres à Sua própria imagem e confiou-lhes a responsabilidade de supervisionar, proteger e desfrutar do resto de Sua criação. “Então Deus disse: ‘Façamos o homem à nossa imagem, segundo a nossa semelhança; que tenham domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre o gado, sobre toda a terra e sobre toda coisa rastejante que se arrasta sobre a terra”. Então Deus criou o homem à Sua própria imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher Ele os criou. Então Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Sede fecundos e multiplicai-vos; encher a terra e subjugá-la; ter domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves do ar e sobre todos os seres vivos que se movem sobre a terra”. E Deus disse: ‘Vede, eu te dei toda erva que produz semente que está na face de toda a terra, e toda árvore cujo fruto produz semente; para ti será para comer. Também, a todos os animais da terra, a todos os pássaros do céu, e a tudo o que rasteja na terra, em que há vida, dei toda erva verde para comer;’ e assim foi” (Gênesis 1:26-30). “O SENHOR Deus tomou o homem e o colocou no Jardim do Éden para cuidar e guardá-lo” (Gênesis 2:15).
Porque os humanos podem raciocinar, nós somos capazes de tomar decisões inteligentes e morais, os animais não. Deus não criou animais com a capacidade de escolher o certo ou o errado, de aceitar ou rejeitar a salvação. Apenas os humanos receberam essa capacidade de raciocinar.Gênesis 2:8-9 (NKJV), “E o Senhor Deus plantou um jardim para o leste no Éden; e lá pôs o homem que tinha formado. E da terra fez crescer o Senhor Deus toda árvore que é agradável à vista, e boa para o alimento; a árvore da vida também no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal”.
Deus advertiu Adão e Eva para que não comam o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal – “porque no dia em que comerdes dele, certamente morrereis” (Gênesis 2:17). Somente os seres humanos têm a capacidade de tomar decisões morais a favor ou contra Deus.
- “Chamo-vos hoje o céu e a terra como testemunhas, que vos coloquei a vida e a morte, a bênção e a maldição; portanto, escolhe a vida, para que tanto tu como os teus descendentes vivam;” (Deuteronômio 30:19)
- Josué 24:15 (ESV) E se é mau aos teus olhos servir ao SENHOR, escolhe hoje a quem servirás, se os deuses que teus pais serviram na região além do rio, ou os deuses dos amorreus em cuja terra habita. Mas, quanto a mim e à minha casa, serviremos ao Senhor.
O plano de salvação é projetado para os seres humanos, não para os animais. Uma vez que os animais não podem raciocinar e tomar decisões morais, eles não estão incluídos na salvação que Deus ofereceu aos seres humanos. Jesus morreu para “salvar o Seu povo dos seus pecados” (Mateus 1:21). Somos salvos por meio de nossa fé Nele. João 3:16 (KJV) diz: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” Para que alguém seja salvo, é preciso crer em Jesus. Mas os animais não podem exercer fé salvadora em Jesus.
Vou ver meu cachorro no céu?
Outra maneira de fazer essa pergunta é: “Haverá animais no céu?” Sim. A criação original de Deus foi submetida à degradação e decadência através do pecado, mas será restaurada como era no início. O apóstolo Paulo escreveu: “Porque a criação foi submetida à futilidade, não voluntariamente, mas por causa daquele que a submeteu na esperança; porque a própria criação também será libertada da escravidão da corrupção para a gloriosa liberdade dos filhos de Deus” (Romanos 8:20, 21). Embora nossos pecados tenham destruído a nós mesmos e à natureza, Deus restaurará ambos. Assim como os animais eram parte da criação original e imaculada de Deus, também eles farão parte do mundo e da vida quando Ele restaurar tudo o que é novo — sem a corrupção do pecado e da morte.
- Isaías 11:6: “O lobo também habitará com o cordeiro, e o leopardo se deitará com o cabrito; e o bezerro e o leão jovem e a engorda juntos; e uma criancinha os conduzirá.” (Isso soa como se tivéssemos animais de estimação no céu, não é?)
- Isaías 11:7-9: “A vaca e o urso pastarão; os seus filhotes deitar-se-ão juntos; e o leão comerá palha como o boi. A criança que amamenta brinca pelo buraco da cobra, e a criança desmamada colocará a mão na cova da víbora. Não ferirão nem destruirão em todo o Meu santo monte, porque a terra estará cheia do conhecimento do Senhor como as águas cobrem o mar”
- Isaías 65:25: “O lobo e o cordeiro se alimentarão juntos, e o leão comerá palha como o boi, e o pó será a carne da serpente. Não ferirão nem destruirão em todo o meu santo monte, diz o Senhor.”
Não devemos insistir que Deus ordena as coisas de acordo com nossos desejos ou entendimento. Talvez Deus permita que nossos amados animais de estimação estejam conosco no céu. Ou Ele pode optar por criar um novo animal de estimação para você. Devemos estar dispostos a permitir que Deus ordene as coisas como Ele achar melhor — e confiar que seremos felizes com a situação no céu. Deus diz: “Pois, eis que crio novos céus e nova terra; e o primeiro não será lembrado nem virá à mente” (Isaías 65:17).
Podemos não saber todos os detalhes do que Deus está preparando para nós no céu, mas sabemos que será muito além de qualquer coisa que possamos imaginar. Está na Bíblia: “Os olhos não viram, nem os ouvidos ouviram, nem entraram no coração do homem as coisas que Deus preparou para aqueles que O amam” (1 Coríntios 2:9).
O melhor conselho é que amemos nossos animais de estimação e os aproveitemos enquanto eles estão aqui conosco – e confiemos em Deus em tudo para o futuro. Ele vê e sabe tudo, e nada é muito difícil para Ele fazer. Deus sabe o quanto amamos nossos animais de estimação e o quanto eles significam para nós. A Bíblia não aborda diretamente se nossos animais de estimação estarão conosco no céu, mas sabemos que Deus nos ama e quer que sejamos felizes. A Bíblia diz: “Nada de bom ele reterá daqueles que andam em retidão” (Salmo 84:11). Podemos confiar em Deus que o céu será um lugar cheio de tudo o que for necessário para a nossa felicidade.