Os 8 Tipos de Anjos e Demônios na Bíblia

Anjos e demônios (e o mundo espiritual em geral) são fascinantes. Mas às vezes é difícil separar o que a Bíblia diz das tradições e do folclore que pegamos ao longo do caminho.

Há muitas coisas estranhas que ouvimos sobre anjos que não aparecem em nenhum lugar da Bíblia. Por exemplo, a Bíblia não diz que nos tornamos anjos quando morremos – isso é de É uma Vida Maravilhosa.

Mas, por outro lado, há algumas coisas ainda mais estranhas que a Bíblia diz sobre anjos e demônios que nunca ouvimos na escola dominical. Por exemplo, você já ouviu falar de querubins e serafins – mas e aquele demônio bode em Levítico 17:7?

Eu estava curioso sobre que tipos de anjos a Bíblia afirma existir. Então, numa tarde chuvosa de domingo, fiz esta lista de todos os anjos e demônios que a Bíblia menciona. Eu provavelmente não preciso dizer que teria levado muito mais tempo para fazer sem o Logos Bible Software.

Cuidado: parte disso provavelmente vai soar estranho.

8 tipos de anjos e demônios na Bíblia

Vamos fazer um tour por alguns dos tipos específicos de anjos que a Bíblia menciona. Não vou gastar tempo com “anjos” ou “demônios” como categorias gerais – esta lista se concentra especificamente em categorias de seres divinos (excluindo a trindade e ídolos) que a Bíblia menciona.

1. Demônios de cabra

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2+

Vamos tirar o mais estranho do caminho primeiro. Uma passagem obscura no Levítico menciona “demônios de cabra” ou “ídolos de cabra” (Lv 17:7). Não sei do que se trata.

Mas os judeus traçaram uma conexão entre esses “demônios de cabra” e a figura demoníaca Azazel – um vilão anjo caído do livro de 1 Enoque.

Essa conexão vem de uma passagem próxima em Levítico 16, onde o ritual do Dia da Expiação está sendo estabelecido para o povo seguir. O Senhor diz a Moisés que um bode deve ser abatido, e outro deve ser enviado para o deserto. O versículo real diz assim na maioria de nossas Bíblias:

“Arão lançará sortes para os dois bodes, um lote para o Senhor e o outro lote para o bode expiatório.” (Lv 16:8, NASB)

Mas a palavra hebraica traduzida como “bode expiatório” nesta passagem é azazel – e há boas razões para acreditar que é para ser um nome (assim como “Javé” é um substantivo próprio traduzido como “SENHOR”). O Dr. Mike Heiser tem mais alguns pensamentos sobre essa passagem aqui, e ainda mais pensamentos sobre isso em seu livro, The Unseen Realm.*

2. Serafim

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 2+

A forma singular de serafim é “serafim”. (O hebraico usa “-im” de forma semelhante a como adicionamos “-s” às palavras para torná-las plurais.) A Bíblia menciona Serafim apenas duas vezes, ambas na grande visão de Isaías do Senhor no templo em Isaías capítulo 6. Podemos apenas discernir algumas coisas sobre os serafins a partir desta passagem:

  • Isaías vê Serafins servindo na presença do trono de Deus no templo.
  • Serafim tem seis asas. Dois são usados para cobrir o rosto, dois para cobrir os pés e dois para voar.
  • Serafins têm mãos.
  • Os serafins proclamam a santidade de Deus uns aos outros.
  • Pelo menos um serafim desempenha um papel em perdoar Isaías de seu pecado.

“Serafim” é geralmente definido como “queimados”. As poucas outras vezes que a raiz hebraica da palavra (serap) aparece, é em referência às “serpentes de fogo” que Deus enviou para julgar os filhos de Israel no deserto (Nm 21:6, Dt 8:15) ou “serpentes voadoras” que Isaías fala em dois de seus oráculos (Is 14:29; 30:6).

3. Querubins

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 4+

Querubins (singular “querubim”) aparecem com um pouco mais de frequência na Bíblia – e muito antes. Eles são mencionados 33 vezes na Bíblia, e apenas no Antigo Testamento.

As descrições mais vívidas dos querubins vêm do profeta Ezequiel:

  • Os querubins parecem ter múltiplas faces, mas as faces variam em número e natureza. No entanto, querubins com múltiplas faces parecem ter rostos de diferentes criaturas no mesmo corpo:
    • Quatro faces: homem, boi, leão e águia (Ez 1:10)
    • Quatro faces: querubim, homem, leão e águia (Ez 10:14)
    • Duas faces: homem e leão (Ez 41:18-19) Nota: Ezequiel está descrevendo uma decoração esculpida em uma visão, então é possível que os querubins sejam meramente esculpidos de tal forma que o espectador só possa ver duas das quatro faces.
  • Cherebim têm uma forma geralmente humanoide (Ez 1:5)
  • Os querubins têm pernas rígidas com pés de panturrilhas (Ez 1:6)
  • Querubins têm mãos humanas, possivelmente quatro delas (Ez 1:8)
  • Os querubins têm quatro asas, duas das quais cobrem seus corpos (Ez 1:11)
  • Os querubins são acompanhados por misteriosas “rodas giratórias” (Ez 10:9–11, 13)

Há muito mais detalhes que eu poderia entrar aqui, mas você deve ler as descrições de Ezequiel por si mesmo nos capítulos 1 e 10 de Ezequiel.

As Escrituras também mostram responsabilidades específicas dadas a alguns querubins:

  • Querubins guardam as coisas. Quando Deus expulsa Adão e Eva do Éden, ele coloca um querubim com uma espada flamejante para guardar o caminho para a árvore da vida (Gn 3:24).
  • Querubins sustentam o trono de Deus. Nas visões de Ezequiel, o trono de Deus repousa acima dos querubins. Os antigos hebreus descreveram Deus como “entronizado acima dos querubins” (2 Rs 19:15; Sl 18:10; Isaías 37:16, etc.). No entanto, nem toda descrição do trono de Deus inclui querubins. Daniel vê que o trono do Antigo do Dia simplesmente tem rodas flamejantes (Dn 7:9), sem nenhuma nota de querubins apoiando-o. Nota: duas figuras de querubins dourados foram anexadas à arca da aliança (Êxodo 25:18–22).
  • Os querubins desempenham um papel no julgamento. Em Ezequiel 10, um querubim entrega uma brasa a outro personagem na visão de Ezequiel que acaba de massacrar os moradores desobedientes de Jerusalém.

O diabo era originalmente um querubim? O oráculo de Ezequiel contra o rei de Tiro às vezes é interpretado como um relato da queda de Satanás da glória (Ez 28:11–19). Eu mesmo não sou vendido nessa interpretação, mas é uma visão tão popular o suficiente que eu provavelmente deveria abordá-la aqui. Deus através de Ezequiel diz que este “rei de Tiro” era “o querubim ungido que cobre”, alguém que esteve no “monte santo de Deus”.

4. Arcanjos

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número:
 1+

Há apenas um personagem na Bíblia chamado arcanjo, que é Miguel. Não sabemos muito sobre os deveres específicos que os arcanjos desempenham, nem sabemos quantos são.

“Arch-” significa “chefe”, e o livro de Daniel chama Miguel de “príncipe chefe” (Dn 10:13; 12:1). Portanto, é possível que os arcanjos estejam um posto acima do próximo tipo de ser angelical: os príncipes.

5. Príncipes

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Número:
3+

Só vemos bons serafins. Querubins também parecem ser bons (a menos que Satanás seja um querubim, é claro). Mas há um tipo de ser sobrenatural que vemos em ambos os lados da guerra celestial: os príncipes.

Não sabemos muito sobre príncipes angelicais ou demoníacos. Mas vemos uma conversa entre o sábio Daniel e um anjo sobre o assunto no décimo capítulo de Daniel.

Nesta passagem, um anjo tem uma mensagem para Daniel que deve ser entregue às pressas. Mas uma figura oposta conhecida apenas como o Príncipe da Pérsia está no caminho deste anjo. Este príncipe bloqueia o anjo por três semanas, até que o arcanjo Miguel intervém. Isso compra o anjo tempo suficiente para apressar sua mensagem para Daniel antes de retornar à briga.

O anjo menciona três príncipes específicos:

  • O Príncipe da Pérsia (Dn 10:13, 20)
  • O Príncipe da Grécia (20)
  • Miguel, um “príncipe chefe” que guarda Israel (10:13; 12:1)

Pelo menos algumas nações parecem ter príncipes sobrenaturais sobre elas. Não sabemos o que significa ser um príncipe, nem quais são as responsabilidades principescas específicas. Mas parece que, na época de Daniel, havia um grande conflito entre os príncipes. O príncipe da Pérsia não faz o anjo para entregar sua mensagem a Daniel, e apenas Miguel está disposto a intervir para ajudar o mensageiro.

Talvez a coisa mais intrigante que a Bíblia nos diz é que, embora o conflito entre os príncipes seja feroz o suficiente para interferir nas mensagens de Deus para seu profeta, o conflito não parece preocupar toda a hoste celestial. O anjo que fala com Daniel diz a ele que nenhum outro anjo está firmemente contra os outros príncipes – apenas Miguel.

6. Reis

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Ainda estamos no Daniel 10. Lembra-se de como o príncipe da Pérsia estava contra o anjo de Daniel? Bem, ele não estava sozinho. O príncipe da Pérsia é acompanhado pelos “reis da Pérsia” (Dn 10:13).

Não sei por que haveria um príncipe e vários reis. É possível que os príncipes superem os reis na hierarquia celestial – ou talvez esse príncipe da Pérsia fosse um lutador de prêmios no campo de batalha e os reis da Pérsia fossem a confiança estratégica do cérebro. Poderíamos especular sobre isso o dia todo.

7. Governantes, poderes, etc.

AlinhamentoNúmero do Mal
2+

As pessoas do Novo Testamento acreditavam que havia forças espirituais em ação que tinham algum grau de poder sobre nosso mundo físico e o mundo espiritual também.

Por exemplo:

  • Os fariseus menosprezam Jesus dizendo que ele expulsa demônios pela autoridade do “governante dos demônios” (Mt 9,34; Mc 3,22, Lc 11,15).
  • Jesus refere-se ao “governante deste mundo” como alguém que não tem nada a ver com ele (Jo 12,31; 14,30; 16,11)
  • Jesus profetiza que “os poderes do céu serão abalados” quando Ele voltar (Mt 24,29; Mc 13,25; Lc 21,26)
  • Paulo acredita que a luta da igreja é contra os governantes e as forças das trevas “nos lugares celestiais” (Ef 3:10; 6:12).

Paulo faz várias listas de oponentes espirituais que podem ser demoníacos ou sob influência demoníaca. Ele se refere a governantes, autoridades, principados, tronos, domínios, poderes, nomes e forças mundiais (Rm 8:38; Ef 1:21; Cl 1:16).

É interessante notar que, embora Paulo acredite que a igreja está em guerra com os governantes e poderes no reino espiritual, ele muitas vezes agrupa as forças espirituais com as forças físicas ao descrever a supremacia de Cristo. Lembra como, em Daniel 10, cada príncipe e rei pareciam representar um grupo particular de pessoas?

Os autores da Bíblia parecem acreditar que há mais em ação nas estruturas de autoridade humana do que meros humanos.

8. Seres vivos

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número:
4

João, o Revelador, vê uma visão da sala do trono celestial em Apocalipse capítulo 4, e em vez de querubins ou serafim, ele vê quatro “criaturas vivas” ao redor do trono.

Essas criaturas parecem combinar os atributos dos serafins e dos querubins – o que é interessante, pois João deveria estar familiarizado com as visões de Isaías e Ezequiel de Deus sentado em seu trono.

Como os querubins, os seres vivos se assemelham a um homem, um boi, uma águia e um leão. São quatro em número, e cheios de olhos. As criaturas vivas também desempenham um papel na administração de julgamentos de Deus na terra (Ap 15:7).

Ao contrário dos querubins, os seres vivos parecem ter uma face cada. Em vez de todos os quatro terem a face do homem, boi, leão e águia, um ser vivo se assemelha a um homem, outro a um boi, etc. Também não há menção a essas rodas de chicote.

Como os serafins têm seis asas cada e nunca cessam de proclamar a santidade de Deus.

Ao contrário dos serafim, temos uma descrição física mais completa dos seres vivos!

E os anjos da guarda?

OKEY… bem, a Bíblia realmente não é muito clara sobre isso.

Jesus adverte que as criancinhas têm anjos que estão diante de Deus Pai – mas é um aviso contra fazer as crianças tropeçarem. Isso pode significar que, na época de Jesus, as criancinhas recebiam atenção especial dos anjos. Mas a mensagem de Jesus parece ter mais a ver com o profundo problema em que você estará se mexer com essas crianças do que com os anjos que as protegem.

Há uma outra passagem que indica que pode haver anjos designados para vigiar humanos específicos. Quando Pedro escapa da prisão no livro de Atos, ele vai para uma casa próxima, onde um grupo de crentes se reuniu. Uma garota atende a porta e vê Pedro do lado de fora, e antes de deixá-lo entrar, anuncia ao grupo que Pedro está fora da cadeia e suas orações são atendidas. Todo o grupo acha que a garota é louca, e insiste que ela está apenas vendo o anjo de Pedro (Ac 12:15) … o que é estranho, porque um anjo acabou de libertar Pedro da prisão.

Isso significa que Pedro e as crianças tinham anjos específicos atribuídos a eles? Meu palpite é que não é o caso. Se cada ser humano tivesse um poderoso guardião pessoal acompanhando-os, eu pensaria que informações tão importantes seriam abordadas um pouco mais de frente no Novo Testamento. Paulo pode ter mencionado algo quando estava falando sobre a armadura de Deus. Mas essa é apenas a minha opinião. Quando se trata das Escrituras, não tenho certeza se há material suficiente para confirmar ou negar a ideia de anjos da guarda para humanos individuais.

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