Pergunta
Por que a pomba é frequentemente usada como símbolo do Espírito Santo?
Resposta
Todos os quatro relatos dos evangelhos mencionam o batismo de Jesus por João no rio Jordão. Lucas relata que “o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corporal, como uma pomba”. Como o Espírito é, por definição, espírito, ele não é visível. Contudo, nessa ocasião, o Espírito assumiu uma forma visível, o que permitiu que as pessoas o vissem. A pomba, símbolo de pureza e inofensividade, ao aparecer no batismo de Jesus indicava que o Espírito com o qual Jesus foi investido era de santidade e inocência.
Outro símbolo associado à pomba surge no relato do Dilúvio e da arca de Noé. Quando a terra foi coberta por água por um longo período, Noé enviou uma pomba para verificar se havia terra seca. A pomba retornou com um ramo de oliveira em seu bico, e desde então o ramo de oliveira se tornou símbolo de paz. Essa narrativa nos ensina que, após o Dilúvio, Deus declarou paz com a humanidade, por meio de Seu Espírito, que transmitiu a boa notícia da reconciliação entre Deus e o homem. Embora essa reconciliação tenha sido temporária—uma vez que a reconciliação espiritual duradoura com Deus só ocorre por meio de Jesus Cristo—é significativo que o Espírito seja representado como uma pomba no batismo, destacando novamente a ideia de paz com Deus.
No Pentecostes, o Espírito assumiu a forma de “línguas de fogo” para simbolizar o poder milagroso da mensagem dos apóstolos e a transformação radical de suas vidas. Assim, a imagem do Espírito como pomba no batismo de Jesus reforça a mensagem de que o Salvador gentil trouxe paz à humanidade por meio de Seu sacrifício.






