Os cristãos devem querer fazer o bem porque Deus nos chamou para fazer o bem. Quando seguimos a orientação do Espírito Santo e fazemos o bem, brilhamos para Jesus. Fazendo o bem, mostramos Cristo a um mundo perdido e sofrido.
Em Gálatas 6:9, o apóstolo Paulo nos diz: “Não nos cansemos de fazer o bem, porque no tempo oportuno colheremos uma colheita se não desistirmos”. Nesta passagem das Escrituras, Paulo está dizendo aos crentes que eles não precisam se cansar de fazer o bem.
Muitas vezes, pode ser difícil não nos cansarmos de fazer o bem, mas Deus não quer que nos cansemos de fazer o bem. Deus quer que continuemos a fazer o bem e a brilhar Sua luz brilhante para os outros.
Por que nos cansamos?
Os crentes não precisam se cansar de fazer o bem porque Deus faz uma promessa a todos os crentes de que, se permanecerem fortes e continuarem a fazer o bem, os crentes colherão uma colheita no momento adequado (Gálatas 6:9).
Quando Paulo escreveu esta carta para a igreja na Galácia, ele sabia que eles estavam se sentindo sobrecarregados pelas responsabilidades da vida cristã diária. Talvez você já tenha se sentido assim antes também. Paulo escreve a declaração de não se cansar de fazer o bem para elevar seu espírito e dar-lhes encorajamento.
A vida cristã não é fácil, mas como crentes, contamos com a ajuda do Espírito Santo. Ele vai nos ajudar, apoiar e nos encorajar todos os dias. O Espírito Santo está pronto para ajudar os crentes em todos os momentos e de qualquer maneira que Ele puder. Ele pode nos ajudar a andar de acordo com o caminho certo, e não no caminho da carne (Gálatas 5:16).
Sempre que vos sentirdes cansados e cansados de fazer o bem, voltai-vos a Deus. Ele pode elevá-lo com Sua mão poderosa (Isaías 41:10). Quando você começar a ficar cansado, desanimado ou deprimido, lembre-se de que o que quer que você esteja trabalhando, você está trabalhando para o Senhor. É o Senhor Cristo que você está servindo (Colossenses 3:23). Deus vê cada ato bondoso, cada palavra bondosa, cada coisa boa que você faz.
Absolutamente nada do que você faz passa despercebido por nosso Pai Celestial. Hebreus 6:10 nos diz: “Deus não é injusto; Ele não esquecerá o seu trabalho e o amor que você demonstrou a ele ao ajudar seu povo e continuar a ajudá-lo.” Você não está servindo à humanidade – você está servindo ao Senhor. Nunca se esqueça desta verdade vital e nunca se canse de fazer o bem. Seus esforços serão recompensados.
O que significa fazer o bem?
Os cristãos devem querer fazer o bem porque Deus nos chamou para fazer o bem. Quando seguimos a orientação do Espírito Santo e fazemos o bem, brilhamos para Jesus (Mateus 5:16). Fazendo o bem, mostramos Cristo a um mundo perdido e sofrido. Deus nos criou com a capacidade de fazer o bem e ajudar os outros.
Se escolhermos não fazer o bem, pecamos (Tiago 4:17). A Bíblia nos diz que o pecado nos separa de Deus: “Mas as vossas iniquidades vos separaram do vosso Deus; os teus pecados esconderam a sua face de ti, para que ele não ouça” (Isaías 59:2). Quando fazemos o bem, estamos agindo em obediência ao Pai Celestial. Nada traz a Deus maior alegria do que saber que Seus filhos estão obedecendo a Ele.
Deus tem propósitos especiais para cada uma de nossas vidas e esses propósitos incluem fazer boas obras para Ele. Efésios 2:10 diz: “Porque somos obra de Deus, criados em Cristo Jesus para fazer boas obras, que Deus preparou antecipadamente para que fizéssemos.”
Esta passagem de Efésios nos diz que fomos criados para fazer boas obras, o que, em última análise, apontará as pessoas para Cristo. Nossas vidas não são nossas. Nossas vidas foram compradas ao preço da morte de Jesus na cruz.
Não sabeis vós que vossos corpos são templos do Espírito Santo, que está em vós, a quem recebestes de Deus? Você não é seu; você foi comprado a um preço. Portanto, honre a Deus com seus corpos (1 Coríntios 6:19-20).
Uma vez que Jesus pagou um preço tão alto por nossa liberdade, devemos querer fazer coisas boas que O honrem e não nos cansarmos no processo. Jesus é nosso Mestre Mestre, pois Ele é o melhor exemplo a ser seguido em nossas vidas.
Jesus sempre fez o bem e nunca se cansou de fazer o bem. Da mesma forma, como seguidores de Jesus, também não devemos nos cansar de fazer o bem. Jesus pagou o maior preço morrendo na cruz por nossos pecados para nos redimir.
Em todo esse processo, Ele nunca se cansou e nunca desistiu. Ele continuou apesar de estar com muita dor, ansiedade e agonia (Lucas 22:44). Ele nunca desistiu de nós Sua missão de redimir a humanidade de nossos pecados. Jesus nos amou muito. Ele olhou além de Sua dor e viu o futuro da humanidade sendo reconciliada com o Pai através de Sua morte.
Jesus poderia ter dito que estava muito cansado, ou que a humanidade estava “muito perdida em seus pecados” para ser redimida, mas Ele não o fez. Como resultado do grande sacrifício de Jesus, todas as pessoas podem ser salvas que depositam fé Nele.
Pois é pela graça que fostes salvos, pela fé – e isso não é de vós mesmos, é dom de Deus – não por obras, para que ninguém possa se vangloriar (Efésios 2:8-9).
Por que nos dizem para não nos cansarmos de fazer o bem?
Há muitas coisas que podemos fazer para não nos cansarmos. A primeira coisa que devemos fazer quando nos sentimos cansados de fazer o bem é recorrer a Deus. Derramai vosso coração a Ele e dizei-Lhe vossas lutas. Deus nos diz para derramar nossas ansiedades para fora para Ele e colocá-los aos Seus pés (1 Pedro 5:7).
Deus se importa com você e quer fortalecer-vos para fazerdes o bem. Se sois genuínos quando vos apresentardes diante do Senhor e pedirdes Sua ajuda, Ele vos ajudará a serdes fortalecidos. Deus não se cansa como nós (Isaías 40:28), mas Ele experimentou isso enquanto estava na Terra.
O poço de Jacó estava lá, e Jesus, cansado como estava da viagem, sentou-se ao lado do poço. Era por volta do meio-dia. Quando uma mulher samaritana veio tirar água, Jesus lhe disse: “Você vai me dar uma bebida?” (João 4:6-7).
Deus entende que podemos crescer fisicamente, mentalmente e emocionalmente cansados, e Ele deseja nos dar paz. Voltai-vos a Deus e Ele vos ajudará. Uma segunda dica para evitar o cansaço é lembrar da fidelidade de Deus no passado.
Talvez você estivesse passando por uma temporada difícil no passado, mas ainda assim conseguiu ser gentil e bom com os outros. Deus o fez passar pela estação cansada antes e Ele vai levá-lo através disso novamente. Confie em Deus no processo e espere por Ele (Provérbios 3:5-6; Salmos 27:14).