Quais são as responsabilidades dos diáconos na igreja?

Quais são as responsabilidades dos diáconos na igreja?

No Novo Testamento, a palavra geralmente traduzida como servir é a palavra grega diakoneo, que literalmente significa “através da sujeira”. Ela se refere a um atendente, um garçom ou a alguém que ministra a outrem. Dessa palavra vem o termo “diácono”. Pela primeira vez, vemos o uso do termo “diácono” dessa forma no livro de Atos. “E os doze reuniram o total dos discípulos e disseram: ‘Não é correto que deixemos de pregar a palavra de Deus para servir as mesas’” (Atos 6:2).

Os homens que se dedicavam a alimentar o rebanho por meio da pregação e do ensino perceberam que não era adequado deixar essas atividades para servir as mesas. Assim, encontraram outros homens dispostos a servir e os designaram para cuidar das necessidades físicas da igreja, enquanto os anciãos ou pastores cuidavam das necessidades espirituais. Essa organização otimizou os recursos disponíveis e valorizou os dons de cada um, envolvendo mais pessoas no serviço e na ajuda mútua.

Hoje, na igreja bíblica, essas funções permanecem basicamente as mesmas. Os anciãos e pastores devem “pregar a palavra, repreender, censurar e exortar, com completa paciência e ensino” (2 Timóteo 4:2), enquanto os diáconos são incumbidos de cuidar de todo o resto. Em uma igreja moderna, isso pode incluir tarefas administrativas ou organizacionais, acolhimento, a manutenção das instalações ou até mesmo a função de tesoureiro, variando de acordo com a necessidade e os dons dos homens disponíveis.

As responsabilidades de um diácono não estão claramente listadas, sendo entendidas como todas as atividades que não englobam as funções dos anciãos ou pastores, isto é, pregar, ensinar e exortar. No entanto, as qualificações relativas ao caráter de um diácono estão claramente descritas na Escritura: devem ser irrepreensíveis, o marido de uma só mulher, bons administradores da casa, respeitáveis, honestos, não dependentes de álcool e não gananciosos (1 Timóteo 3:8-12). Segundo a Palavra, o ofício de diácono é uma honra e uma bênção, pois “os que servem bem como diáconos adquirem uma boa reputação e grande confiança na fé que há em Cristo Jesus” (1 Timóteo 3:13).

Deixe um comentário