Quais são os sete pecados capitais?

De acordo com a tradição cristã, os sete pecados capitais são: inveja, gula, ganância ou avareza, luxúria, orgulho, preguiça e ira. Você pode encontrar uma lista e significados dos sete pecados capitais abaixo.

1. Luxúria

luxúria

A luxúria é uma forte paixão ou saudade, especialmente por desejos sexuais.

A Bíblia fala sobre a luxúria em 2 Timóteo 2:22: “Fugi também das concupiscências juvenis; mas buscai a justiça, a fé, o amor [e] a paz…”

A Bíblia também menciona a luxúria nos seguintes versículos: Jó 31:1, Mateus 5:28, Filipenses 4:8, Tiago 1:14-15, 1 Pedro 2:11 e 1 João 2:16.

A castidade ou o autocontrole cura a luxúria controlando a paixão e alavancando essa energia para o bem dos outros.

2. Gula

gula

A gula é uma ingestão excessiva e contínua de alimentos ou bebidas.

1 Coríntios 10:31 diz: “Portanto, quer comam, quer bebam, quer façam o que quer que façam, fazei tudo para a glória de Deus.”

Outras referências bíblicas incluem: Salmos 78:17-19, Filipenses 3:19-20, Provérbios 23:1-3, Provérbios 23:19-21 e 1 Coríntios 3:16-17.

A temperança cura a gula implantando o desejo de ser saudável, tornando-se assim apto a servir aos outros.

3. Ganância

ganância

A ganância é uma busca excessiva de bens materiais.

A Bíblia diz o seguinte em Hebreus 13:5: “Que a tua conduta seja sem cobiça; contente-se com as coisas que você tem. Pois Ele mesmo disse: ‘Nunca vos deixarei nem vos abandonarei'”.

Outros textos bíblicos que mencionam a ganância incluem: Êxodo 20:17, Provérbios 11:24, Provérbios 28:25, Eclesiastes 5:10, Filipenses 4:6 e 1 Timóteo 6:9-10.

A caridade cura a ganância colocando o desejo de ajudar os outros acima de guardar tesouros para si mesmo.

4. Preguiça

preguiça

Preguiça é uma preguiça excessiva ou a incapacidade de agir e utilizar seus talentos.

Salomão falou da preguiça em Provérbios 6:6 dizendo: “Vai para a formiga, tu preguiçoso! Considere seus caminhos e seja sábio.”

A Bíblia também menciona a preguiça nos seguintes versículos: Provérbios 13:4, Provérbios 24:33-34, Romanos 12:11-13, Colossenses 3:23 e 2 Tessalonicenses 3:10.

A diligência ou o zelo curam a preguiça, colocando o interesse dos outros acima de uma vida de facilidade e relaxamento.

5. Ira

ira

A ira é uma forte raiva e ódio contra outra pessoa.

A Bíblia fala sobre a ira em Romanos 12:19: “Amados, nunca vos vingeis, mas deixai-a à ira de Deus, pois está escrito: ‘A vingança é minha, eu retribuirei, diz o Senhor'”.

Outros versículos bíblicos incluem: Salmos 37:8, Provérbios 14:29, Provérbios 15:1, Efésios 4:26-27, Colossenses 3:8 e Tiago 1:19-20.

A paciência cura a ira entendendo primeiro as necessidades e desejos dos outros antes de agir ou falar.

6. Inveja

inveja

Inveja é o desejo intenso de ter um item que outra pessoa possui.

A Bíblia diz o seguinte em Provérbios 14:30: “Um coração sadio é vida para o corpo, mas a inveja é podridão para os ossos”.

Outros textos bíblicos que mencionam a inveja incluem: Jó 5:2, Salmo 37:1, Provérbios 24:19-20, Eclesiastes 4:4, Gálatas 5:26 e Tiago 3:14-16.

A bondade cura a inveja, colocando o desejo de ajudar os outros acima da necessidade de superá-los.

7. Orgulho

orgulho

O orgulho é uma visão excessiva de si mesmo sem consideração pelos outros.

A Bíblia diz o seguinte em Jeremias 9:23-24: “… Que o homem poderoso não se vanglorie de seu poder… mas que aquele que se vangloria disso, que me compreenda e me conheça…”

O orgulho também é mencionado nos seguintes versículos: Provérbios 8:13, Provérbios 16:18, Romanos 12:16, 1 Coríntios 13:4, Gálatas 6:3 e Tiago 4:6-7.

A humildade cura o orgulho, removendo o ego e a arrogância, permitindo assim a atitude de serviço.

Sete pecados e a igreja cristã

De acordo com a tradição cristã, os sete pecados capitais (também conhecidos como pecados cardeais ou vícios capitais) não poderiam ser perdoados. No entanto, de acordo com a Bíblia, esses sete pecados capitais são completa e totalmente perdoáveis por Deus, mas isso não nos dá licença livre para cometer esses pecados. Biblicamente, o único pecado que não pode ser perdoado é uma rejeição completa da graça de Deus, que é a rebelião total contra Deus – também conhecida como blasfêmia contra o Espírito Santo.

A causa raiz desses pecados

gluttony: one of the seven deadly sins

Cada um desses pecados capitais listados acima tem sua raiz no desejo de mais e na necessidade humana de excesso. Cada pecado vai contra a raiz do cristianismo que é: amor a Deus, amor ao próximo e amor ao nosso corpo (mantendo-os como templos limpos para Deus, 1 Coríntios 6:19-20). Paulo escreve em Filipenses 4:11-12: “Aprendi a contentar-me em quaisquer circunstâncias em que estiver”. Isso atinge a raiz de cada um desses pecados capitais. Paulo, com efeito, está dizendo que Deus pode cuidar de nossas necessidades e não há necessidade de cobiçar ou desejar coisas excessivas.

O que cura esses pecados capitais?

A cura para esses pecados é o dom de um coração novo que age de acordo com o amor e a lei de Deus. Este novo coração só pode vir de Deus. Ezequiel 36:26-27 diz: “Eu vos darei um coração novo e porei um novo espírito dentro de vós; Tirarei o coração de pedra de vossa carne e vos darei um coração de carne. Eu porei o Meu Espírito dentro de vocês e farei com que vocês andem nos Meus estatutos, e vocês guardarão os Meus julgamentos e os cumprirão.” A única esperança da humanidade é o milagre de um coração regenerado que age de acordo com a direção do Espírito Santo para andar nos estatutos e julgamentos de Deus.

O poder não vem de si mesmo para mudar o coração. Pelo contrário, este versículo aponta claramente que somente Deus lhe dá um coração novo e faz com que você ande em Seus caminhos. À medida que esse evento se torna uma realidade em sua vida, os sete pecados capitais de gula, inveja, preguiça, ira, orgulho, luxúria e ganância perderão seu poder em sua vida. Com o Espírito Santo habitando em sua vida, você desejará viver uma vida baseada nos princípios da Bíblia.

História dos sete pecados capitais

Os sete pecados capitais foram compilados pela primeira vez pelo Papa Gregório I por volta do ano 600. São o orgulho, a ganância, a luxúria, a ira, a gula, a inveja e a preguiça. Gregório também compilou uma lista das sete virtudes: fé, esperança, caridade, justiça, prudência, temperança e fortaleza. A Bíblia validaria todos esses conceitos, mas em nenhum lugar eles estão registrados em uma lista como esta e em nenhum lugar da Bíblia eles são especificamente referidos como os sete pecados capitais ou sete virtudes. Eles não são anteriores aos Dez Mandamentos que foram dados no Monte Sinai por volta de 1450 a.C. É provavelmente verdade que eles foram usados extensivamente para ensinar princípios da Palavra de Deus, particularmente nos séculos anteriores à invenção da imprensa, quando a Bíblia não estava disponível para o homem comum ler e estudar.

Sete pecados capitais na Bíblia

Como mencionado anteriormente, a lista de sete pecados capitais em questão não aparece em nenhum versículo bíblico. No entanto, um conjunto ligeiramente diferente de pecados pode ser encontrado em Provérbios 6:16-19, “Estas seis coisas que o Senhor odeia, sim, sete são uma abominação para Ele:

  1. Um olhar orgulhoso,
  2. uma língua mentirosa,
  3. mãos que derramam sangue inocente,
  4. Um coração que elabora planos perversos,
  5. pés que são rápidos em correr para o mal,
  6. Uma falsa testemunha que fala mentiras,
  7. e aquele que semeia discórdia entre irmãos”.

Além disso, Gálatas 5:19-21 menciona vários outros pecados contra os quais devemos estar em guarda: “Ora, as obras da carne são evidentes, que são: imoralidade, impureza, sensualidade, idolatria, feitiçaria, inimizades, contendas, ciúmes, explosões de ira, disputas, dissensões, facções, inveja, embriaguez, carícias e coisas assim, das quais vos previno, assim como vos preveni, que aqueles que praticam tais coisas não herdarão o reino de Deus.”

As sete virtudes

As sete virtudes foram originalmente definidas no poema Psychomachia, de Aurelius Clemens Prudentius, um governador cristão que morreu por volta de 410 d.C. Devido à prevalência do poema, o conceito e a ideia das sete virtudes se espalharam por toda a Europa. A seguir está uma lista das sete virtudes e como elas curam cada um dos sete pecados capitais:

  1. Bondade = cura a inveja, colocando o desejo de ajudar os outros acima da necessidade de superá-los.
  2. Temperança = cura a gula implantando o desejo de ser saudável, tornando-se assim apto a servir aos outros.
  3. Caridade ou amor = cura a ganância colocando o desejo de ajudar os outros acima de guardar tesouros para si mesmo.
  4. Castidade ou autocontrole = cura a luxúria controlando a paixão e alavancando essa energia para o bem dos outros.
  5. Humildade = cura o orgulho removendo o ego e a arrogância, permitindo assim a atitude de serviço.
  6. Diligência ou zelo = cura a preguiça, colocando o melhor interesse dos outros acima da vida de facilidade e relaxamento.
  7. Paciência = cura a ira dedicando tempo para entender as necessidades e desejos dos outros antes de agir ou falar.

Deixe um comentário