Qual é a definição de um culto?

Qual é a definição de um culto?

Pergunta

Resposta

Quando as pessoas ouvem a palavra culto, frequentemente associam-na a um grupo que adora Satanás, sacrifica animais ou participa de rituais malignos, bizarros e pagãos. Entretanto, na realidade, um culto raramente envolve tais práticas. Em sentido amplo, um culto é simplesmente um sistema religioso com rituais e costumes particulares.

Normalmente, porém, o termo é utilizado de forma mais restrita, referindo-se a uma seita heterodoxa cujos membros distorcem as doutrinas originais da religião. No contexto cristão, um culto é definido especificamente como “um grupo religioso que nega um ou mais fundamentos da verdade bíblica”. Ou seja, trata-se de um grupo que ensina doutrinas que, se acreditadas, fazem com que a pessoa permaneça sem salvação. Um culto pode afirmar ser parte de uma religião, mas ao mesmo tempo negar verdades essenciais dessa mesma fé. Dessa forma, um culto cristão nega um ou mais dos princípios fundamentais do cristianismo, mesmo proclamando sua identidade cristã.

Os dois ensinos mais comuns dos cultos cristãos são que Jesus não é Deus e que a salvação não se dá somente pela fé. Negar a divindade de Cristo implica na visão de que a morte de Jesus foi insuficiente para pagar pelos nossos pecados. Já negar a salvação somente pela fé leva ao ensino de que a salvação é alcançada por meio de nossas próprias obras. Os apóstolos já lidavam com cultos nos primeiros anos da igreja; por exemplo, o apóstolo João aborda os ensinamentos do gnosticismo em 1 João 4:1–3. Seu teste para uma doutrina piedosa foi afirmar que “Jesus Cristo veio em carne” (verso 2), em contradição direta com a heresia gnóstica (cf. 2 João 1:7).

Atualmente, os dois exemplos de cultos mais conhecidos são as Testemunhas de Jeová e os Mórmons. Ambos afirmam ser cristãos, mas negam a divindade de Cristo e pregam uma salvação baseada em obras, ao invés da fé somente. Mesmo compartilhando diversas crenças que se assemelham aos ensinamentos bíblicos, o fato de negarem fundamentos essenciais do cristianismo os qualifica como cultos. Muitas pessoas pertencentes a essas organizações são indivíduos íntegros, que sinceramente acreditam possuir a verdade. Nossa esperança é que, com o tempo, muitos envolvidos em cultos consigam ver através das mentiras e sejam atraídos para a verdade da salvação somente pela fé em Jesus Cristo.

Deixe um comentário