Qual a diferença entre um talento e um dom espiritual?
Existem semelhanças e diferenças entre talentos e dons espirituais. Ambos são presentes de Deus, ambos aumentam em eficácia com o uso e são destinados a serem empregados em favor dos outros, e não para fins egoístas. Conforme 1 Coríntios 12:7, os dons espirituais são concedidos para beneficiar os outros e não nós mesmos. Como os dois grandes mandamentos tratam de amar a Deus e ao próximo, segue que os talentos devem ser usados para esses propósitos. Porém, a quem e quando os talentos e os dons espirituais são concedidos difere.
Uma pessoa (independentemente de sua crença em Deus ou em Cristo) recebe um talento natural como resultado de uma combinação de genética — alguns possuem habilidade inata para música, arte ou matemática — e ambiente — crescer em uma família com afinidade musical auxilia no desenvolvimento do talento para a música — ou porque Deus desejou dotar certos indivíduos com habilidades específicas (por exemplo, Bezalel mencionado em Êxodo 31:1-6). Já os dons espirituais são concedidos a todos os crentes pelo Espírito Santo (Romanos 12:3, 6) no momento em que colocam sua fé em Cristo para o perdão dos pecados. Nesse instante, o Espírito Santo concede ao novo crente o(s) dom(s) espiritual(is) que deseja que ele possua (1 Coríntios 12:11).
Romanos 12:3-8 lista os dons espirituais da seguinte forma: profecia, serviço ao próximo (de forma geral), ensino, exortação, generosidade, liderança e compaixão. Já 1 Coríntios 12:8-11 apresenta os seguintes dons: palavra de sabedoria (habilidade para comunicar sabedoria espiritual), palavra de conhecimento (capacidade para transmitir verdades práticas), fé (confiança incomum em Deus), operação de milagres, profecia, discernimento de espíritos, línguas (habilidade de falar em uma língua que não foi estudada) e interpretação de línguas. Uma terceira lista se encontra em Efésios 4:10-12, que menciona que Deus concedeu à Sua igreja apóstolos, profetas, evangelistas e pastores-mestres. Também se discute quantos são os dons espirituais, já que nenhuma das listas é idêntica, e é possível que existam dons adicionais além dos mencionados na Bíblia.
Enquanto alguém pode desenvolver seus talentos e, posteriormente, direcionar sua profissão ou hobby nessa linha, os dons espirituais foram dados pelo Espírito Santo para a edificação da igreja de Cristo. Nesse sentido, todos os cristãos devem participar ativamente na difusão do evangelho. Eles são chamados e capacitados para estar envolvidos na “obra do ministério” (Efésios 4:12), contribuindo para a causa de Cristo em gratidão por tudo o que Ele fez por eles. Ao se dedicarem a esse trabalho, também encontram realização e propósito em suas vidas. É função dos líderes da igreja ajudar na edificação dos santos, capacitando-os para o ministério ao qual Deus os chamou. O objetivo dos dons espirituais é que, por meio da contribuição de cada membro do corpo de Cristo, a igreja como um todo se fortaleça e cresça.
Para resumir as diferenças entre dons espirituais e talentos:
- Um talento é fruto da genética e/ou do treinamento, enquanto um dom espiritual resulta do poder do Espírito Santo.
- Um talento pode ser possuído por qualquer pessoa, seja ela cristã ou não, ao passo que os dons espirituais são exclusivos dos cristãos.
- Embora tanto talentos quanto dons espirituais devam ser usados para a glória de Deus e para servir aos outros, os dons espirituais estão especificamente direcionados a esses propósitos, enquanto os talentos podem ser aplicados também em contextos não espirituais.