Pergunta
Muitas pessoas perguntam: “Existe uma oração que posso rezar que garanta minha salvação?” É importante lembrar que a salvação não é recebida ao recitar uma oração ou proferir certas palavras. A Bíblia em nenhum momento registra que alguém tenha alcançado a salvação por meio de uma oração. Recitar uma oração não é o caminho bíblico para a salvação.
O método bíblico para a salvação é a fé em Jesus Cristo. João 3:16 nos diz: “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.” A salvação é obtida pela fé (Efésios 2:8), por receber Jesus como Salvador (João 1:12) e por confiar plenamente somente em Jesus (João 14:6; Atos 4:12), e não pela recitação de uma oração.
A mensagem bíblica da salvação é simples, clara e, ao mesmo tempo, surpreendente. Todos nós pecamos contra Deus (Romanos 3:23). Além de Jesus Cristo, ninguém viveu uma vida inteira sem pecar (Eclesiastes 7:20). Por causa do nosso pecado, recebemos a condenação de Deus – a morte (Romanos 6:23). Em razão desse pecado e de sua devida punição, nada podemos fazer por conta própria para nos reconciliarmos com Deus. Em Seu amor, porém, Deus se fez homem na pessoa de Jesus Cristo. Jesus viveu uma vida perfeita e sempre ensinou a verdade. Contudo, a humanidade o rejeitou e o condenou à morte, crucificando-O. Embora esse ato trágico tenha tirado a vida do único homem verdadeiramente inocente, nossa salvação foi garantida. Jesus morreu em nosso lugar, tomando sobre Si o fardo e a condenação do nosso pecado (2 Coríntios 5:21). Em seguida, Jesus ressuscitou (1 Coríntios 15), comprovando que Seu pagamento pelo pecado foi suficiente e que Ele havia vencido o pecado e a morte. Graças ao sacrifício de Jesus, Deus nos oferece a salvação como um presente, chamando-nos a nos arrepender dos nossos pecados (Atos 17:30) e a ter fé em Cristo como o pagamento integral pelos nossos pecados (1 João 2:2). Assim, a salvação é alcançada ao receber o presente que Deus nos oferece, e não pela recitação de uma oração.
Isso, contudo, não significa que a oração não tenha seu papel na experiência da salvação. Se você compreende o evangelho, acredita que ele é verdadeiro e aceitou Jesus como sua salvação, é bom e adequado expressar essa fé a Deus por meio da oração. Comunicar-se com Deus através da oração pode ser um caminho para passar da simples aceitação dos fatos sobre Jesus à confiança plena n’Ele como Salvador. Dessa forma, a oração pode estar ligada ao ato de depositar sua fé exclusivamente em Jesus para a salvação.
Mesmo assim, é fundamental que você não baseie sua salvação no simples fato de ter recitado uma oração. Recitar uma oração não pode te salvar! Se você deseja receber a salvação que está disponível por meio de Jesus, deposite sua fé n’Ele, confiando plenamente que Sua morte foi o sacrifício suficiente pelos seus pecados e que você depende unicamente Dele como seu Salvador. Esse é o método bíblico da salvação. E, se você já recebeu Jesus como seu Salvador, o mais importante é expressar sua gratidão a Deus, louvando-O por Seu amor e sacrifício, e agradecendo a Jesus por ter morrido pelos seus pecados e proporcionado essa salvação.