Qual é a visão cristã sobre médiuns e adivinhos?
A Bíblia condena veementemente o espiritismo, os médiuns, o ocultismo e os psíquicos (Levítico 20:27; Deuteronômio 18:10-13). Horóscopos, cartas de tarô, astrologia, adivinhos, leituras de palma e sessões espíritas também se enquadram nessa categoria. Essas práticas se baseiam na ideia de que existem deuses, espíritos ou entes queridos falecidos capazes de oferecer conselhos e orientações. No entanto, esses “deuses” ou “espíritos” são, na realidade, demônios (2 Coríntios 11:14-15). A Bíblia não nos dá motivos para acreditar que entes queridos falecidos podem nos contatar. Se eram crentes, estão no céu desfrutando do lugar mais maravilhoso, em comunhão com um Deus amoroso. Caso contrário, estão no inferno, sofrendo tormentos incessantes por rejeitarem o amor de Deus e se rebelarem contra Ele.
Então, se nossos entes queridos não podem nos contatar, como é que médiuns, espiritistas e psíquicos conseguem obter informações tão precisas? Já foram expostos vários casos em que psíquicos se mostraram fraudulentos. Com métodos comuns – às vezes, utilizando apenas um número de telefone, a identificação do chamador e uma simples busca na internet – eles conseguem reunir dados como nomes, endereços, datas de nascimento, datas de casamento e informações sobre familiares. Entretanto, é inegável que, por vezes, esses indivíduos possuem conhecimentos que seriam impossíveis de serem adquiridos por meios comuns. De onde vem essa informação? A resposta está em Satanás e seus demônios. “E não é de admirar, pois o próprio Satanás se disfarça de anjo da luz. Não é surpreendente, então, se seus servos se disfarçam de servos da justiça. O fim deles será o que suas ações merecem” (2 Coríntios 11:14-15). O relato em Atos 16:16-18 descreve uma adivinha que previa o futuro até que o apóstolo Paulo expulsou um demônio dela.
Satanás finge ser bondoso e prestativo, tentando aparentar algo positivo. Ele e seus demônios fornecem informações sobre uma pessoa para atraí-la ao espiritismo, algo que Deus proíbe. A princípio, pode parecer inofensivo, mas logo as pessoas podem se ver viciadas em psíquicos, permitindo, sem perceber, que Satanás controle e destrua suas vidas. Pedro proclamou: “Sede sóbrios e vigilantes. O vosso inimigo, o diabo, anda em derredor, como leão que ruge, procurando alguém para devorar” (1 Pedro 5:8). Em alguns casos, os próprios psíquicos são enganados, sem conhecer a verdadeira origem da informação que recebem. Independentemente disso, nada relacionado ao espiritismo, à feitiçaria ou à astrologia é um meio divino de obter conhecimento.
Como Deus deseja que discernamos Sua vontade para nossa vida? O plano é simples, mas poderoso e eficaz: estudar a Bíblia (2 Timóteo 3:16-17) e orar por sabedoria (Tiago 1:5).