Qual é o desafio da blasfêmia?

O que é o desafio da blasfêmia?

Pergunta

O desafio da blasfêmia é um projeto na internet iniciado em dezembro de 2006, que convida jovens a enviar vídeos para o Youtube ou outras hospedagens de vídeo online, nos quais se gravam blasfemando ou negando a existência do Espírito Santo. Os primeiros 1.001 participantes que aceitaram o desafio receberam um DVD do filme “The God Who Wasn’t There”. A iniciativa contou com a participação de ateus famosos, como Christopher Hitchens, Daniel Dennett e Penn Jillette. Por trás do projeto está o Rational Response Squad, um grupo de ateus fundado por Brian Sapient e Rook Hawkins.

Resposta

O ponto central do que motivou o desafio é a visão do Rational Response Squad sobre o chamado pecado imperdoável, especificamente a blasfêmia contra o Espírito Santo (conforme mencionado em passagens bíblicas como Marcos 3:28-29 e Mateus 12:30-32). Os participantes do desafio, portanto, enxergavam a ação como uma travessia do ponto sem retorno e estavam dispostos a “assumir as consequências” caso Deus cristão realmente existisse.

Embora blasfemar contra o Espírito Santo seja um pecado, o desafio da blasfêmia não compreende precisamente o que é a blasfêmia contra o Espírito Santo ou o pecado imperdoável. Negar a existência do Espírito Santo não é o pecado imperdoável, e dizer certas palavras insultuosas em relação ao Espírito Santo também não constitui, segundo a Bíblia, a blasfêmia contra o Espírito Santo. Do ponto de vista bíblico, a blasfêmia contra o Espírito era acreditar que o poder demonstrado por Jesus ao realizar um milagre pertencia a Satanás, e não ao Espírito Santo. Essa blasfêmia específica, o pecado imperdoável, não pode ser cometida hoje. O único “pecado imperdoável” atualmente é morrer com o coração endurecido, rejeitando de forma definitiva a salvação oferecida por Jesus Cristo. Deus pode e perdoa qualquer pecado, mas a oferta de perdão está disponível somente nesta vida.

Em síntese, o desafio da blasfêmia é essencialmente uma forma de declaração, na qual a pessoa demonstra tanta convicção de que Deus não existe que se dispõe a “arriscar tudo” cometendo um pecado que, segundo a Bíblia, Deus não perdoará. O problema é que o Rational Response Squad interpreta de maneira equivocada o que foi a blasfêmia contra o Espírito Santo e subestima o alcance do amor, da misericórdia, da graça e do perdão de Deus. Apesar de o desafio ser considerado absurdo, perigoso e imprudente, os participantes não estão cometendo um pecado imperdoável. Deus pode e perdoa o que for cometido, inclusive o que é expresso no desafio da blasfêmia.

Como exemplificado em Romanos 1:21-22: “Embora tenham conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus nem lhe deram graças, mas se tornaram vãos em seus pensamentos e seus corações insensatos se obscureceram. Alegando serem sábios, tornaram-se insensatos…”

Deixe um comentário