O fruto do Espírito, encontrado em Gálatas 5:22-23, é composto das seguintes nove qualidades ou dons: amor, alegria, paz, paciência, bondade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio.
Vídeo Fruto do Espírito
Amor
“O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não desonra os outros, não é egoísta, não se irrita facilmente, não guarda registro de erros. O amor não se deleita com o mal, mas se alegra com a verdade. Ela sempre protege, sempre confia, sempre espera, sempre persevera” (1 Coríntios 13:4-7).
“E sobretudo as coisas têm fervoroso amor uns pelos outros, porque ‘o amor cobrirá uma multidão de pecados'” (1 Pedro 4:8).
Alegria
“Alegrai-vos sempre no Senhor; de novo direi: alegrai-vos” (Filipenses 4:4)!
“Alegrai-vos sempre; orar sem cessar; em tudo agradeça; porque esta é a vontade de Deus para vós em Cristo Jesus” (1 Tessalonicenses 5:16-18).
“Agora que o Deus da esperança vos encha de toda alegria e paz em crer, para que abundeis em esperança pelo poder do Espírito Santo” (Romanos 15:13).
Paz
“Tu o guardarás em perfeita paz, cuja mente está em ti, porque confia em ti” (Isaías 26:3).
“Não vos preocupeis com nada, mas em tudo, pela oração e súplica com ação de graças, fazei conhecer a Deus os vossos pedidos. E a paz de Deus, que ultrapassa toda a compreensão, guardará os vossos corações e as vossas mentes em Cristo Jesus” (Filipenses 4:6-7).
“Que a paz de Cristo reine em vossos corações, para a qual de fato fostes chamados em um só corpo; e seja grato” (Colossenses 3:15).
Paciência
“Descansai no Senhor e esperai pacientemente por Ele; não vos preocupeis por causa daquele que prospera no seu caminho, por causa do homem que realiza esquemas perversos” (Salmo 37:7).
“Aqui está a paciência dos santos; aqui estão aqueles que guardam os mandamentos de Deus e a fé de Jesus” (Apocalipse 14:12).
“O Senhor não é lento em relação à sua promessa, como alguns consideram lentidão, mas é paciente para convosco, não desejando que nenhum pereça, mas que todos venham ao arrependimento” (2 Pedro 3:9).
Bondade
“Sede bondosos uns para com os outros, de coração terno, perdoando-vos uns aos outros, como Deus em Cristo também vos perdoou” (Efésios 4:32).
“Os que são bondosos se beneficiam, mas os cruéis trazem ruína sobre si mesmos” (Provérbios 11:17).
“O amor é paciente, o amor é bondoso…” (1 Coríntios 13:4).
Bondade
“Certamente a bondade e a bondade me seguirão todos os dias da minha vida, e habitarei na casa do Senhor para sempre” (Salmo 23:6).
“Quem dentre vós é sábio e compreensivo? Mostre com o seu bom comportamento as suas obras na doçura da sabedoria” (Tiago 3:13).
“Não vos lembreis dos pecados da minha juventude ou das minhas transgressões; segundo a Tua bondade, lembra-te de mim, por amor de Tua bondade, ó SENHOR” (Salmo 25:7).
Fidelidade
“Um homem fiel abundará de bênçãos, mas aquele que se apressa em ser rico não ficará impune” (Provérbios 28:20).
“Porque andamos pela fé, não pela vista” (2 Coríntios 5:7).
“A maioria dos homens proclamará cada um a sua própria bondade, mas quem pode encontrar um homem fiel” (Provérbios 20:6)?
Suavidade
“Que sua gentileza seja evidente para todos. O Senhor está perto” (Filipenses 4:5).
“… ser pacífico, manso, mostrando toda consideração por todos os homens” (Tito 3:2).
“Uma resposta suave afasta a ira, mas uma palavra dura desperta a ira” (Provérbios 15:1).
Auto-controle
“Como uma cidade arrombada e sem muros é um homem que não tem controle sobre o seu espírito” (Provérbios 25:28).
“Aquele que tarda em se irritar é melhor do que o poderoso, e aquele que governa o seu espírito, do que aquele que captura uma cidade” (Provérbios 16:32).
“O fim de todas as coisas está próximo; portanto, sede de bom senso e espírito sóbrio para o propósito da oração” (1 Pedro 4:7).