Qual é o ministério de cinco dobras?

Pergunta

Qual é o ministério quíntuplo?

Resposta

O conceito do ministério quíntuplo vem de Efésios 4:11, que diz: “Foi ele quem concedeu alguns para serem apóstolos, outros para serem profetas, outros para serem evangelistas, e outros para serem pastores e mestres.” Em decorrência desse versículo, alguns acreditam que Deus restaurou – ou está restaurando – os ofícios de apóstolo e profeta na igreja atual. Efésios 4:12-13 explica que o propósito do ministério quíntuplo é preparar o povo de Deus para as obras de serviço, a fim de que o corpo de Cristo seja edificado até que todos alcancemos a unidade na fé, no conhecimento do Filho de Deus e na maturidade, atingindo a plenitude de Cristo. Assim, uma vez que o corpo de Cristo ainda não alcançou essa unidade e plenitude, o raciocínio é de que os ofícios de apóstolo e profeta devem permanecer ativos.

Por outro lado, Efésios 2:20 nos lembra que a igreja é “edificada sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, tendo Cristo Jesus como a principal pedra angular.” Se os apóstolos e os profetas foram o alicerce da igreja, vale a pergunta: ainda estamos construindo esse fundamento? Embora Jesus Cristo continue ativo na igreja, seu papel como pedra angular foi concluído com sua morte, sepultamento, ressurreição e ascensão. Da mesma forma, se o trabalho do alicerce foi finalizado, então o papel dos apóstolos e profetas – que já cumpriram sua missão ao revelar a Palavra de Deus – também se completou.

A missão dos apóstolos e profetas consistia em proclamar a revelação divina e ensinar a nova verdade essencial para o crescimento e a prosperidade da igreja. Eles cumpriram essa missão ao transmitir a Palavra de Deus, que é a revelação completa necessária para que a igreja cresça, prospere e cumpra a missão divina. Enquanto o trabalho fundamento desses ofícios foi concluído, a atuação contínua dos apóstolos e profetas se manifesta por meio do Espírito Santo, que nos ensina a Palavra de Deus. Dessa forma, o ministério quíntuplo permanece ativo.

Deixe um comentário