Qual é o papel do Espírito Santo em nossas vidas hoje?

Qual é o papel do Espírito Santo em nossas vidas hoje?

De todos os dons concedidos à humanidade por Deus, nenhum é maior do que a presença do Espírito Santo. O Espírito possui muitas funções, papéis e atividades. Em primeiro lugar, Ele age nos corações de todas as pessoas, em todo lugar. Jesus disse aos discípulos que enviaria o Espírito ao mundo para “convencer o mundo de pecado, de justiça e de julgamento” (João 16:8, NASB). Cada pessoa tem uma “consciência de Deus”, queira ela admitir ou não. O Espírito aplica as verdades de Deus às mentes das pessoas, convencendo-as com argumentos justos e suficientes de que são pecadoras. Ao responder a essa convicção, alcançamos a salvação.

Após sermos salvos e passarmos a pertencer a Deus, o Espírito passa a habitar em nosso coração para sempre, selando-nos com a confirmação, certificação e garantia do nosso estado eterno como Seus filhos. Jesus disse que enviaria o Espírito para ser nosso Auxiliador, Consolador e Guia. “E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Consolador para estar com vocês para sempre” (João 14:16). A palavra grega traduzida como “Consolador” significa “aquele que é chamado ao lado” e remete à ideia de alguém que encoraja e exorta. O Espírito Santo passa a habitar de forma permanente nos corações dos crentes (Romanos 8:9; 1 Coríntios 6:19-20; 1 Coríntios 12:13). Jesus concedeu o Espírito como uma “compensação” por Sua ausência, para realizar por nós as funções que Ele mesmo exerceria se permanecesse pessoalmente conosco.

Entre essas funções, destaca-se a de revelador da verdade. A presença do Espírito em nós nos capacita a compreender e interpretar a Palavra de Deus. Jesus disse a Seus discípulos que “quando vier, o Espírito da verdade, ele os guiará em toda a verdade” (João 16:13). Ele revela à nossa mente todo o conselho de Deus relacionado à adoração, à doutrina e à vida cristã. Atuando como o guia definitivo, Ele vai à frente, conduzindo o caminho, removendo obstáculos, ampliando o entendimento e tornando todas as coisas claras e evidentes. Ele nos orienta em todos os assuntos espirituais e, sem um guia assim, estaríamos propensos a cair em erros. Um ponto fundamental da verdade revelada é que Jesus é quem Ele afirmou ser (João 15:26; 1 Coríntios 12:3). O Espírito nos convence da divindade e encarnação de Cristo, de que Ele é o Messias, assim como de Seu sofrimento, morte, ressurreição, ascensão, exaltação à direita de Deus e papel como juiz de todos. Em todas as coisas, Ele confere glória a Cristo (João 16:14).

Outra importante função do Espírito Santo é a de distribuidor de dons. 1 Coríntios 12 descreve os dons espirituais concedidos aos crentes para que possamos funcionar como o corpo de Cristo na terra. Todos esses dons, grandes e pequenos, são dados pelo Espírito para que sejamos Seus embaixadores no mundo, manifestando Sua graça e glorificando-O.

O Espírito também atua como produtor de frutos em nossas vidas. Ao passar a habitar em nós, Ele inicia o trabalho de produzir frutos como amor, alegria, paz, paciência, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio (Gálatas 5:22-23). Esses frutos não são obra de nossos próprios esforços, que são incapazes de produzi-los, mas sim resultado da presença do Espírito em nossas vidas.

A certeza de que o Espírito Santo de Deus habita em nossas vidas, realizando todas essas funções miraculosas, convivendo conosco para sempre e nunca nos abandonando, é motivo de grande alegria e conforto. Agradeçamos a Deus por esse precioso dom e pelo Seu trabalho transformador em nossas vidas!

Deixe um comentário