Quando Jesus soube que Ele era Deus?

Quando Jesus soube que Ele era Deus?

Jesus sempre foi Deus. Desde a eternidade, Ele tem sido a segunda pessoa da Trindade e sempre o será. A questão de quando, após a Encarnação, o Jesus humano teve consciência de Sua divindade é interessante, mas não há uma resposta direta nas Escrituras. Sabemos que, como adulto, Jesus compreendeu plenamente quem era, afirmando: “Antes que Abraão existisse, eu sou!”. Em outra ocasião, ao orar, disse: “Agora, Pai, glorifica-me na tua presença com a glória que eu tinha contigo antes que o mundo existisse”.

Parecia, inclusive, que quando criança Jesus já tinha consciência de Sua natureza e missão. Aos doze anos, quando José e Maria levaram a família para Jerusalém, preocupados com o desaparecimento de Jesus, o encontraram nos pátios do templo, sentado entre os professores, ouvindo-os e fazendo perguntas. Quando questionado por sua mãe sobre o fato de ter-se afastado e os feito preocupar, Jesus respondeu: “Por que vocês me procuravam? Não sabiam que era necessário que eu estivesse na casa do meu Pai?”. Embora José e Maria não compreendessem essas palavras, o que ficou evidente foi que, desde muito jovem, Jesus sabia que era o Filho de Deus e que o Pai havia determinado a obra que Ele realizaria.

Após esse episódio, foi registrado que “Jesus crescia em sabedoria, em estatura e em graça diante de Deus e dos homens”. Se, naquele estágio de Sua experiência humana, Jesus já soubesse de tudo, não haveria necessidade desse crescimento em sabedoria. Vale ressaltar que isso se refere à experiência humana de Jesus. Ele nunca deixou de ser Deus, mas, em determinadas ocasiões, ocultou Sua divindade de acordo com a vontade do Pai, submetendo-Se a um crescimento físico, intelectual, social e espiritual; o Filho de Deus, de forma voluntária, colocou-Se na posição de adquirir conhecimento como homem.

Então, quando Jesus soube que Ele era Deus? Sob a perspectiva celestial, o Filho sabia desde a eternidade quem Ele era e qual seria Sua missão terrena. Sob a perspectiva humana, o Jesus encarnado chegou a essa realização em algum ponto de sua vida precoce; contudo, exatamente quando isso ocorreu, não é possível determinar com certeza.

Deixe um comentário