Quem é o anjo do Senhor?
A identidade precisa do anjo do Senhor não é indicada na Bíblia. No entanto, existem inúmeras pistas importantes que nos ajudam a entender que esse ser é único e distinto dos demais anjos. Abaixo, algumas das instâncias em que o anjo do Senhor se manifesta nas Escrituras:
Em diversas passagens, o anjo do Senhor fala como Deus, identifica-se com Deus e exerce as responsabilidades que somente são atribuídas a Ele. Em várias dessas aparições, aqueles que o viram temeram por suas vidas, pois haviam “visto Deus” ([Juízes 13:22]; cf. [Juízes 6:22]). Dessa forma, podemos afirmar que, em pelo menos alguns casos, o anjo do Senhor representa uma teofania, isto é, uma manifestação de Deus em forma física.
As aparições do anjo do Senhor se encerram após a encarnação de Cristo. Embora os anjos sejam mencionados várias vezes no Novo Testamento, “o anjo do Senhor” deixa de ser citado após o nascimento de Cristo. Uma possível dificuldade é que o anjo que aparece a José em sonho em [Mateus 1:24] é denominado “o anjo do Senhor”. Contudo, esse mesmo anjo também se manifesta no versículo 20, onde é referido como “um anjo”. Ou seja, Mateus está apenas referenciando o mesmo ser. Há ainda alguma confusão em relação a [Mateus 28:2], em que a versão King James relata que “o anjo do Senhor” desceu dos céus e rolou a pedra do túmulo de Jesus. Vale ressaltar que o grego original não contém artigo antes da palavra “anjo” – podendo ser traduzido como “o anjo” ou “um anjo”; outras traduções, além da King James, optam por “um anjo”, que é a redação mais adequada.
É possível que as aparições do anjo do Senhor representem o Filho de Deus assumindo uma forma humana temporária – uma manifestação pré-encarnada de Jesus Cristo. Jesus declarou existir “antes de Abraão” ([João 8:58]), o que reforça a ideia de que Ele estava ativo e podia se manifestar no mundo. Seja como uma manifestação pré-encarnada de Cristo (uma cristofania) ou uma teofania de Deus Pai, é provável que, na maioria dos casos, “o anjo do Senhor” tenha sido uma manifestação física de Deus.