Quem é o Anticristo?
Existe muita especulação sobre a identidade do Anticristo. Alguns dos alvos mais populares incluem Vladimir Putin, Príncipe William e o Papa Francisco I. Nos Estados Unidos, os alvos mais frequentes são o ex-presidente Barack Obama e o atual presidente Donald Trump. Então, quem é o Anticristo e como o reconheceremos?
A Bíblia realmente não diz nada específico sobre a origem do Anticristo. Muitos estudiosos especulam que ele surgirá de uma confederação de dez nações ou de um império romano renascido (Daniel 7:24-25; Apocalipse 17:7). Outros defendem que ele precisará ser judeu para reivindicar ser o Messias. Tudo não passa de especulação, pois a Bíblia não informa exatamente de onde virá o Anticristo ou qual será sua etnia. Um dia, o Anticristo será revelado. 2 Tessalonicenses 2:3-4 nos diz como reconhecê-lo: “não se deixem enganar de maneira alguma, pois esse dia não chegará até que ocorra a rebelião e o homem do pecado seja revelado, o homem da perdição. Ele se oporá e se exaltará acima de tudo o que é chamado de Deus ou adorado, de modo que se estabelece no templo de Deus, proclamando ser Deus.”
É provável que a maioria das pessoas vivas quando o Anticristo for revelado se surpreenda com sua identidade. O Anticristo pode ou não estar entre nós hoje. Martim Lutero, por exemplo, estava convencido de que o papa de sua época era o Anticristo. Durante a década de 1940, muitos acreditavam que Adolf Hitler era o Anticristo. Outros, ao longo dos últimos séculos, tiveram certezas semelhantes quanto à identidade do Anticristo. Até agora, todos estavam equivocados. Devemos deixar as especulações de lado e focar no que a Bíblia realmente diz sobre o assunto.
Apocalipse 13:5-8 declara: “Foi-lhe dada uma boca para proferir palavras altivas e blasfêmias e exercer sua autoridade por quarenta e dois meses. Ele abriu a boca para blasfemar de Deus, difamar seu nome, a morada divina e os que habitam no céu. E foi-lhe concedido o poder de fazer guerra contra os santos e vencê-los. E foi-lhe concedida autoridade sobre toda tribo, povo, língua e nação. Todos os habitantes da terra adorarão a besta – todos cujos nomes não estiverem escritos no livro da vida, pertencente ao Cordeiro que foi morto desde a criação do mundo.”