Quem eram os Cavaleiros Templários?

Quem foram os Cavaleiros Templários?


Os Cavaleiros Templários, também conhecidos como os Pobres Companheiros de Cristo e do Templo de Salomão, foram uma ordem de cavaleiros cristãos formada por volta de 1119 d.C., após a Primeira Cruzada. Sua missão declarada era proteger os peregrinos cristãos que se dirigiam a Jerusalém. Eles receberam o Monte do Templo, em Jerusalém, como sede, e muitas lendas falam sobre os Templários escavando os inúmeros túneis sob o Monte do Templo em busca de tesouros e artefatos bíblicos.

Principalmente devido a uma disputa financeira com o rei Filipe IV da França, os Cavaleiros Templários foram ordenados a se desfazer pelo Papa Clemente V. Muitos foram presos, torturados até confessarem crimes inimagináveis e, em seguida, queimados na fogueira como hereges. Alguns dos Templários conseguiram escapar da perseguição e se refugiar. Diversas tradições contam o destino dos Templários sobreviventes, sendo a mais plausível a de que eles eventualmente formaram o que hoje conhecemos como os Maçons.

Livros recentes, como Santo Sangue, Santo Graal e O Código Da Vinci, inserem os Templários em suas teorias conspiratórias. A lenda infundada alega que os Cavaleiros Templários teriam encontrado evidências de que Jesus era casado com Maria Madalena e teriam usado essa descoberta para chantagear a Igreja Católica Romana, o que supostamente resultou em sua vasta riqueza. Contudo, a Igreja acabou conseguindo articular as acusações de heresia contra os Templários, culminando em sua dissolução e morte. Assim como as demais teorias presentes em Santo Sangue, Santo Graal e O Código Da Vinci, essas afirmações carecem completamente de fundamentos históricos.

Deixe um comentário