40 autores escreveram a Bíblia durante um período de 1.500 anos. Esses escritores bíblicos escreveram como foram inspirados pelo Espírito Santo (ver 2 Timóteo 3:16-17).
Moisés foi a primeira pessoa a escrever partes das Escrituras, enquanto João, o discípulo de Jesus, foi o último. Outras pessoas famosas que escreveram a Bíblia incluem: Daniel, Pedro, Paulo, Jonas, Isaías, Salomão e Davi.
Diversidade de escritores bíblicos
Aqueles que escreveram a Bíblia viveram em épocas diferentes, algumas separadas por centenas de anos. Em muitos casos, eles eram completamente estranhos um ao outro. Alguns escritores bíblicos eram empresários ou comerciantes; outros eram pastores, pescadores, soldados, médicos, pregadores, reis – seres humanos de todas as esferas da vida. Eles serviram sob diferentes governos e viveram dentro de culturas e sistemas filosóficos contrastantes.
Todos os 66 livros da Bíblia concordam
Mas aqui está a maravilha de tudo: quando os 66 livros da Bíblia com seus 1.189 capítulos compostos por 31.173 versículos são reunidos (KJV), encontramos perfeita harmonia na mensagem que eles transmitem. Como observou o grande estudioso F. F. Bruce: “A Bíblia não é simplesmente uma antologia; há uma unidade que une o todo”.
Os escritores bíblicos deram as mensagens de Deus por voz e caneta enquanto viveram, e quando morreram, seus escritos viveram depois deles. Essas mensagens proféticas foram então reunidas, sob a liderança de Deus, no livro que chamamos de Bíblia.
Quem escreveu a Bíblia: Deus ou o homem?
A Escritura diz em 2 Pedro 1:20-21: “Sabendo isto primeiro, que nenhuma profecia da Escritura é de qualquer interpretação privada, pois a profecia nunca veio pela vontade do homem, mas os homens santos de Deus falaram como foram movidos pelo Espírito Santo”.
O Espírito Santo revelou aos profetas as mensagens das Escrituras. Os escritores da Bíblia não escreveram de acordo com sua própria vontade ou capricho, mas apenas quando foram movidos, ou controlados, pelo Espírito de Deus. A Bíblia é o próprio livro de Deus!
2 Timóteo 3:16-17 diz: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e é útil para ensinar, repreender, corrigir e treinar na justiça, para que o homem de Deus esteja completamente equipado para toda boa obra.” A Bíblia Sagrada afeta os seres humanos tão profundamente, porque “toda” a Bíblia é “inspirada por Deus”. É mais do que uma bela coleção de princípios morais; É mais do que um grande livro; é um documento inspirado, o livro de Deus. Os profetas que escreveram a Bíblia relataram o que viram e ouviram em linguagem humana, mas sua mensagem veio diretamente de Deus.
Lista alfabética de autores do Antigo Testamento
- Amós: O livro de Amós
- Daniel: O livro de Daniel
- Davi: Salmos (Outros autores também escreveram partes de Salmos)
- Ezequiel: O livro de Ezequiel
- Esdras: O livro de Esdras (Acredita-se que Esdras tenha escrito 1ª e 2ª Crônicas e possivelmente partes de Neemias)
- Habacuque: O livro de Habacuque
- Ageu: O livro de Ageu
- Oséias: O livro de Oséias
- Isaías: O livro de Isaías
- Jeremias: 1º e 2º Reis, Lamentações, o livro de Jeremias
- Joel: O livro de Joel
- Jonas: O livro de Jonas
- Josué: O livro de Josué
- Malaquias: O livro de Malaquias
- Miquéias: O livro de Miquéias
- Moisés: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio (Moisés possivelmente compilou/escreveu o livro de Jó)
- Naum: O livro de Naum
- Neemias: O livro de Neemias
- Obadias: O livro de Obadias
- Samuel: (Acredita-se que Samuel tenha escrito 1º e 2º Samuel, Rute e Juízes)
- Salomão: Eclesiastes, Provérbios, Cântico de Salomão (também conhecido como Cântico dos Cânticos)
- Zacarias: O livro de Zacarias
- Sofonias: O livro de Sofonias
Lista alfabética dos autores do Novo Testamento
- Tiago: O livro de Tiago
- João: Evangelho de João, 1º João, 2º João, 3º João, Apocalipse
- Judas: Livro de Judas
- Lucas: Evangelho de Lucas, Atos dos Apóstolos
- Marcos: Evangelho de Marcos
- Mateus: Evangelho de Mateus
- Paulo: Romanos, 1º e 2º Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, 1º e 2º Tessalonicenses, 1º e 2º Timóteo, Tito, Filemom (possivelmente o livro de Hebreus)
- Pedro: 1º e 2º Pedro