Pergunta
Quem pode ser salvo?
Resposta
Jesus claramente ensinou em João 3:16 que Ele salvará qualquer pessoa que Nele acreditar: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.” Esse “todo aquele que” inclui você e todas as pessoas do mundo.

A Bíblia diz que, se a salvação dependesse de nossos próprios esforços, ninguém poderia ser salvo: “Todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus” (Romanos 3:23). O Salmo 143:2 acrescenta: “Nenhum homem vivo é justo perante ti.” Romanos 3:10 afirma: “Não há nenhum justo, nem um sequer.”
Não podemos salvar a nós mesmos. Somos salvos quando cremos em Jesus Cristo. Efésios 2:8–9 ensina que “Pela graça sois salvos, mediante a fé — e isto não vem de vocês, é dom de Deus — não por obras, para que ninguém se glorie.” Somos salvos pela graça de Deus, e essa graça, por definição, não pode ser conquistada. Não merecemos a salvação; simplesmente a recebemos pela fé.
A graça de Deus é suficiente para cobrir todo pecado (Romanos 5:20). A Bíblia está repleta de exemplos de pessoas que foram salvas de contextos pecaminosos. O apóstolo Paulo escreveu aos cristãos que anteriormente viviam em diversas condições de pecado, incluindo imoralidade sexual, idolatria, adultério, homossexualidade, furto, ganância e embriaguez. Contudo, ele os lembra de que, ao serem salvos, “vocês foram lavados, foram santificados, foram justificados em nome do Senhor Jesus Cristo e pelo Espírito de nosso Deus” (1 Coríntios 6:11).
O próprio apóstolo Paulo, que já fora perseguidor dos cristãos, aprovou a morte de Estevão e chegou a prender e lançar cristãos na prisão. Mais tarde, ele escreveria: “Embora eu tenha sido blasfemo, perseguidor e violento, fui agraciado porque agi por ignorância e incredulidade. A graça de nosso Senhor transbordou abundantemente sobre mim, juntamente com a fé e o amor que estão em Cristo Jesus. Eis um ditado digno de plena aceitação: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores — dos quais eu sou o pior” (1 Timóteo 1:13–15).
Deus frequentemente escolhe salvar candidatos improváveis para realizar os Seus propósitos. Ele salvou um ladrão na cruz, com apenas alguns minutos de vida, um perseguidor da igreja (Paulo), um pescador que O negou (Pedro), um soldado romano, sua família, um escravo fugitivo (Onésimo, em Filemom) e muitos outros. Não há ninguém fora da capacidade de Deus para salvar. Devemos responder com fé e receber o Seu presente gratuito da vida eterna.
Quem pode ser salvo? Uma coisa é certa — você pode, se receber Jesus Cristo como seu Salvador! Se não tem certeza de que aceitou Jesus como seu Salvador, você pode, neste momento, dirigir-se a Deus em oração. Orar é simplesmente declarar a Deus que você confia em Jesus Cristo como seu Salvador. Não há palavras mágicas que conduzam à salvação; é somente a fé na morte e ressurreição de Jesus que pode nos salvar. Se você reconhece que é pecador e precisa da salvação através de Jesus Cristo, aqui está uma oração para lhe ajudar a expressar esse compromisso:
“Deus, reconheço que sou pecador e jamais alcançaria o céu por minhas próprias ações. Neste momento, coloco minha fé em Jesus Cristo, o Filho de Deus, que morreu pelos meus pecados e ressuscitou para me conceder a vida eterna. Por favor, perdoa-me, ajuda-me a viver para Ti e transforma a minha vida. Obrigado por me aceitar e por me conceder a vida eterna.”
Você, com fé, já recebeu Jesus Cristo como seu Salvador?






