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Quem são as duas testemunhas no livro do Apocalipse? – Bíblia da Bíblia

Quem são as duas testemunhas no livro do Apocalipse?

Quem são as duas testemunhas no livro do Apocalipse?

Em Apocalipse 11:3–12 há uma descrição de duas pessoas que ajudarão a realizar a obra de Deus durante a tribulação: “Eu designarei minhas duas testemunhas, e elas profetizarão por 1.260 dias, vestidas com pano de saco” (verso 3). Em nenhum momento a Bíblia identifica essas testemunhas pelo nome, embora ao longo dos anos muitas especulações tenham surgido.

As duas testemunhas em Apocalipse possuirão poderes miraculosos para acompanhar sua mensagem (Apocalipse 11:6), e ninguém poderá impedi-las em sua missão (verso 5). Ao final de seu ministério, quando tiverem esgotado suas palavras, a besta as matará e o mundo perverso se alegrará, permitindo que os corpos dos profetas caídos fiquem expostos nas ruas (versos 7–10). Contudo, três dias e meio depois, as testemunhas de Deus serão ressuscitadas e, na presença de seus inimigos, ascenderão ao céu (versos 11–12).

Existem três teorias principais sobre a identidade das duas testemunhas em Apocalipse: (1) Moisés e Elias, (2) Enoque e Elias, e (3) dois crentes desconhecidos que Deus convoca para serem suas testemunhas nos tempos finais.

Moisés e Elias

Moisés e Elias são apontados como possibilidades devido aos milagres específicos que, segundo João, as testemunhas realizarão. Elas terão o poder de transformar água em sangue (Apocalipse 11:6), reproduzindo o famoso milagre de Moisés (Êxodo 7). Além disso, suas ações incluirão destruir os inimigos com fogo (Apocalipse 11:5), remetendo a um episódio da vida de Elias (2 Reis 1). Esse entendimento é fortalecido pelo fato de que ambos apareceram com Jesus na transfiguração (Mateus 17:3–4). Ademais, a tradição judaica profetiza o retorno tanto de Moisés quanto de Elias, com base na vinda profetizada de Elias (Malaquias 4:5) e na promessa de Deus de suscitar um profeta semelhante a Moisés (Deuteronômio 18:15, 18), o que para alguns judeus implica o retorno de Moisés.

Enoque e Elias

Outra possibilidade considera Enoque e Elias como as duas testemunhas, dada a maneira singular pela qual ambos deixaram este mundo. Até onde se sabe, são os únicos indivíduos que Deus levou diretamente ao céu, sem passarem pela experiência da morte (Gênesis 5:23; 2 Reis 2:11). Os defensores dessa visão citam Hebreus 9:27, que afirma que todos estão destinados a morrer uma vez. O fato de Enoque e Elias ainda não terem experimentado a morte os torna candidatos adequados para o papel das testemunhas, que serão assassinadas ao término de sua missão. Além disso, ambos exerceram o ministério de profetas, anunciando o juízo de Deus (1 Reis 17:1; Judas 1:14–15).

Dois crentes desconhecidos

A terceira interpretação sugere que as duas testemunhas podem ser dois crentes comuns, pois Apocalipse 11 não apresenta detalhes específicos sobre quem elas seriam. A Escritura não os identifica pelo nome e não há associação com nenhuma figura amplamente reconhecida. Deus pode, sem dificuldade, capacitar dois crentes “ordinários” a realizar os mesmos sinais e maravilhas atribuídos a Moisés e Elias. Nada no capítulo 11 de Apocalipse exige que se presuma uma identidade notória para essas testemunhas.

Há também uma passagem interessante em Zacarias 4, que apresenta um protótipo para as duas testemunhas do Apocalipse. Nesta visão, Zacarias vê um candelabro de ouro maciço, no topo do qual há uma taça de óleo, flanqueada por uma oliveira de cada lado (versos 3–4). O candelabro emite luz sem necessidade de manutenção humana, pois recebe constantemente óleo das oliveiras. Deus transmite a mensagem a Zacarias de que a obra divina (a reconstrução do templo) será realizada “não pela força nem pelo poder, mas pelo meu Espírito” (verso 6).

Ao questionar o significado das oliveiras e dos ramos que as sustentam, Zacarias recebe a resposta do anjo: “Estes são os dois ungidos que ficam diante do Senhor de toda a terra” (Zacarias 4:14). Ou seja, o poder de Deus para sustentar a obra divina flui através de dois indivíduos escolhidos para exercer essa tarefa. No contexto de Zacarias, esses personagens eram Josué (o sumo sacerdote) e Zorobabel (o governador de Judá). Essa passagem também antecipa a vinda de Jesus Cristo, cujo ministério combinaria os ofícios de sacerdote e rei. Em Apocalipse 11:4, João retoma essa imagem ao declarar que as testemunhas são “as duas oliveiras e os dois castiçais, e estão diante do Senhor da terra”, citando Zacarias 4. Assim, assim como na visão de Zacarias, as testemunhas do Apocalipse terão o poder de Deus fluindo através delas para realizar a obra divina.

Portanto, quem são as duas testemunhas em Apocalipse? A Bíblia não especifica. As três interpretações apresentadas são plausíveis e oferecem diferentes perspectivas para que os cristãos reflitam, sem que seja necessário adotar uma posição dogmática a respeito do tema.

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