Quem são os Batistas Primitivos e o que eles acreditam?

Quem são os Batistas Primitivos, e o que eles acreditam?

De forma geral, os grupos que se identificam como Batistas Primitivos se enquadram nas fileiras do cristianismo ortodoxo. Como acontece com a maioria dos grupos eclesiásticos, entretanto, os Batistas Primitivos adotam um espectro de crenças que não pode ser resumido em um único artigo. A palavra Primitivo em seu nome refere-se ao desejo de aderir aos ensinamentos e métodos originais da igreja primitiva, em oposição às tradições mais recentes que se acumularam ao longo dos anos. Eles também foram chamados de “Batistas Particulares”, “Batistas Regulares”, “Batistas Old School” e “Batistas Hardshell”, embora “Primitivo” tenha se tornado o nome preferido na maioria dos casos.

Os Batistas Primitivos começaram a se identificar como grupo após as reuniões realizadas em Black Rock, Maryland, em 1832, quando expressaram preocupações a respeito de inovações como sociedades de distribuição de folhetos, escolas dominicais, programas cooperativos de missões e escolas de treinamento teológico. Após a reunião de Black Rock, eles se afastaram de todas essas “inovações”, afirmando seguir somente o modelo do Novo Testamento para a prática da igreja. Apesar de serem fortemente calvinistas, os Batistas Primitivos preferem ser identificados como predestinacionistas, distinguindo-se dos Batistas Missionários, dos Batistas Gerais e dos Batistas do Sul, embora compartilhem uma linhagem comum.

Outra conotação do nome “Primitivo” é a ideia de simplicidade. Em vez de se envolver em programas e modismos, os Batistas Primitivos realizam encontros simples que incluem pregação, orações e cânticos a cappella. Eles não utilizam instrumentos musicais em seus serviços, acreditando que estes representariam uma adição desnecessária ao padrão bíblico (Romanos 15:9; 1 Coríntios 14:15). Ao invés de escolas dominicais segregadas por idade, promovem momentos instrutivos para toda a congregação, com a convicção de que as crianças aprenderão de forma mais eficaz junto com seus pais. Normalmente, os pregadores não são remunerados e os ministros geralmente não possuem formação em seminário.

No que diz respeito à doutrina, os Batistas Primitivos ensinam a depravação total do homem, a total suficiência da morte substitutiva de Cristo e o chamado eficaz de Deus para o arrependimento dos eleitos. Eles praticam três ordenanças: o batismo de crentes por imersão, a comunhão e a lavagem dos pés. Para ingressar em uma igreja Batista Primitiva, é necessário ter sido batizado por um ministro da mesma tradição. Há também um grupo conhecido como Batistas Primitivos Progressistas, que flexibilizou algumas proibições, permitindo empreendimentos missionários cooperativos, a remuneração de pregadores e o uso de instrumentos musicais.

Embora grande parte dos ensinamentos dos Batistas Primitivos esteja em conformidade com a Bíblia, alguns deles enfatizam a predestinação ao ponto de alegar que os eleitos são salvos pela graça de Deus, mesmo sem terem ouvido o evangelho — um ensinamento que se aproxima do universalismo. Assim, como em qualquer igreja, é prudente pesquisar sobre sua história, práticas e doutrinas antes de tomar qualquer decisão de filiação.

Deixe um comentário