Quem são os santos da tribulação?
Os santos da tribulação são, de forma simples, os santos que vivem durante o período da tribulação. Nós acreditamos que a igreja será arrebatada antes desse tempo de aflição, mas a Bíblia indica que muitas pessoas, durante a tribulação, colocarão sua fé em Jesus Cristo. Na visão do céu de João, ele testemunha uma grande multidão desses santos que foram martirizados pelo Anticristo: “Diante de mim havia uma grande multidão que ninguém podia contar, de toda nação, tribo, povo e língua, de pé diante do trono e diante do Cordeiro. Estavam vestindo vestes brancas e empunhando ramos de palmeiras.” Quando João indaga quem são esses, recebe a resposta: “Estes são aqueles que vieram da grande tribulação; lavaram suas vestes e as albraram no sangue do Cordeiro.”
A tribulação será um tempo de grande aflição para os ímpios, em decorrência dos juízos de Deus. Para os crentes – os santos – também será um período de intensa perseguição, evidenciada pela opressão exercida pelo Anticristo, que, segundo a profecia de Daniel, fará guerra contra os santos e os derrotará. Contudo, a salvação eterna desses fiéis está garantida, pois Deus trará juízo favorável aos santos do Altíssimo e estabelecera o reino para eles.
Esse grupo de santos ouvirá o evangelho por diversas fontes. A Bíblia, que permanecerá em muitas cópias pelo mundo, servirá como meio para que muitos verifiquem o cumprimento das profecias quando os juízos de Deus se iniciarem. Muitos também terão ouvido o evangelho através das duas testemunhas, que profetizarão por 1.260 dias (três anos e meio) e realizarão grandes milagres. Além disso, há os 144.000 missionários judeus, redimidos e selados por Deus durante a tribulação, que, junto com as multidões salvas de todas as partes, compõem o corpo dos santos da tribulação.
Esses santos servirão o Senhor Jesus Cristo mesmo em meio a um cenário desesperador. Fiéis até o fim, muitos desses crentes morrerão por sua fé, mas em sua morte obterão a vitória: “Venceram [Satanás] pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram a própria vida a ponto de evitarem a morte.” Deus, então, os recompensará, estendendo Sua proteção e provendo tudo o que for necessário, inclusive conduzindo-os a fontes de águas vivas e limpando cada lágrima dos seus olhos.
Louvamos ao Senhor, pois o grande dia de aflição também se transformará em um dia de graça. Mesmo enquanto Deus aplica Seu justo castigo a um mundo infiel, Ele restaurará a fé em Israel e estenderá a graça a todos os que creem, tanto judeus quanto gentios. Deus sempre se dedicou a salvar as pessoas, e essa salvação continuará disponível durante a tribulação. Receba Jesus agora e assegure sua fé.