Data de Escrita
O livro de Zacarias provavelmente foi escrito em dois segmentos principais, entre 520 e 470 a.C.
Propósito da Escrita
Zacarias enfatizou que Deus usou Seus profetas para ensinar, advertir e corrigir Seu povo. Infelizmente, eles se recusaram a ouvir, e o pecado deles trouxe o castigo divino. O livro também demonstra que até mesmo a profecia podia ser corrompida. A história mostra que, nesse período, a profecia caiu em desuso entre os judeus, originando o intervalo entre os Testamentos, quando nenhuma voz profética duradoura se fez ouvir ao povo de Deus.
Versículos-Chave
- “Portanto, digam ao povo: Assim diz o SENHOR dos Exércitos: ‘Voltem para mim’, declara o SENHOR dos Exércitos, ‘e eu voltarei para vocês’, diz o SENHOR dos Exércitos.”
- “Quando chamei, eles não ouviram; e, quando chamaram, eu não ouvi”, diz o SENHOR dos Exércitos.
- “Alegrem-se grandemente, ó Filha de Sião! Exulte, ó Filha de Jerusalém! Eis que o vosso rei vem a vocês, justo e portador de salvação, manso e montado em um jumento, num puerpério de jumento.”
- “A este terceiro eu o lançarei no fogo; eu os purificarei como prata e os provarei como ouro. Eles clamarão em meu nome, e eu lhes responderei; direi: ‘Eles são o meu povo’, e eles dirão: ‘O SENHOR é o nosso Deus’.”
Resumo Breve
O livro de Zacarias ensina que a salvação pode ser alcançada por todos. O último capítulo retrata povos de todo o mundo vindo adorar a Deus, que deseja que todas as pessoas O sigam. Isso não representa a doutrina do universalismo, ou seja, que todos serão salvos por ser da natureza de Deus salvar; e sim, que Deus deseja que todos O adorem, aceitando aqueles que o fazem, independentemente de suas expressões nacionais ou políticas. Além disso, Zacarias pregou que Deus é soberano sobre este mundo, mesmo quando aparenta o contrário. Suas visões do futuro indicam que Deus contempla todos os acontecimentos, e as representações da intervenção divina ensinam que, ao final, Ele conduzirá os eventos humanos para o desfecho que escolher. Deus não elimina a liberdade individual para seguir ou se rebelar, mas responsabiliza as pessoas pelas escolhas feitas. No último capítulo, até mesmo as forças da natureza respondem ao Seu comando.
Prefigurações
As profecias sobre Jesus Cristo e a era messiânica abundam em Zacarias. Desde a promessa de que o Messias viria habitar entre nós até o simbolismo do Ramo e da Pedra, e a promessa da Segunda Vinda, na qual aqueles que O perfuraram olharão para Ele e lamentarão, Cristo se apresenta como o tema central deste livro. Jesus é o Salvador de Israel, sendo a fonte cujo sangue cobre os pecados de todos que buscam a salvação.
Aplicação Prática
Deus espera de nós, nos dias atuais, um culto sincero e uma conduta moral exemplar. O exemplo de Zacarias, ao romper barreiras de preconceito, nos inspira a alcançarmos todas as esferas de nossa sociedade. Devemos levar o convite à salvação a pessoas de todas as origens, idiomas, raças e culturas, lembrando que essa salvação é possível unicamente por meio do sangue derramado de Jesus Cristo na cruz, que morreu em nosso lugar para expiar o pecado. Se rejeitarmos esse sacrifício, não haverá outro meio para sermos reconciliados com Deus, pois não existe outro nome sob o céu pelo qual os homens possam ser salvos. Não há tempo a perder; hoje é o dia da salvação.