Se eu me converter ao Cristianismo, minha família vai me repudiar e serei perseguido. Devo seguir Jesus?

Pergunta

Se eu me converter ao Cristianismo, minha família me rejeitará e serei perseguido. Devo seguir Jesus?

Resposta

Converter-se ao Cristianismo significa tornar-se um seguidor de Jesus pela fé (João 10:26-30). Multidões se reuniam ao redor de Jesus, mas a maioria não era realmente Seus seguidores. Queriam apenas experimentar a cura de suas doenças, ver Jesus expulsar demônios e desfrutar do pão que Ele milagrosamente fornecia. Jesus os advertiu sobre o custo de segui-Lo.

“Então, chamou a multidão, juntamente com os Seus discípulos, e disse: ‘Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Pois, quem quiser salvar a sua vida, a perderá; mas, quem perder a sua vida por minha causa e do evangelho, a salvará. De que serve ganhar o mundo inteiro se se perde a própria alma? Ou que poderá o homem dar em troca da sua alma? Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras, nesse mundo adúltero e pecaminoso, o Filho do Homem também se envergonhará dele quando vier com a glória de seu Pai e com os santos anjos’” (Marcos 8:34-38).

Você seguiria apenas seus desejos carnais ou negaria a si mesmo e seguiria Jesus? Você valoriza mais a vida terrena ou a vida eterna? Prefere os bens deste mundo ou a salvação de sua alma? Tem mais medo de se envergonhar de Jesus ou de que Jesus se envergonhe de você?

Você persegue aquilo que valoriza. Trabalha e se esforça porque sabe que as recompensas de um salário superam o prazer temporário de se reclinar em casa em frente à TV. Se Jesus o chamar, você irá segui-Lo, ciente de que perder a vida terrena vale a pena para conquistar a vida eterna.

Mas, você estaria disposto?

Conte o custo (Lucas 14:25-33):

  • Negar a si mesmo. Seguir Jesus requer que você se negue, tomando a sua cruz. Aquele que rejeita a cruz não pode ser discípulo de Cristo (Lucas 14:27).
  • Possível perda de família e amigos. Jesus ensinou que Sua vinda frequentemente provoca divisão entre Seus seguidores e suas famílias, amigos e o mundo. Aqueles que não colocam o amor por Cristo acima de todo apego familiar não são dignos Dele (Mateus 10:32-39).
  • Mesmo que não haja perda de bens materiais. Embora não signifique necessariamente que você perderá todos os seus bens, o exemplo do jovem rico demonstra que valorizar mais as riquezas pode afastá-lo de Jesus. Jesus lhe disse: “Se você deseja ser perfeito, vá, venda tudo o que possui e distribua aos pobres, e você terá um tesouro no céu; depois, venha e siga-me” (Mateus 19:21).
  • Enfrentar a perseguição. Os cristãos devem esperar sofrer como parte natural de pertencer ao “homem das tristezas”. As Escrituras, como em Isaías 53 e João 15:18-21, demonstram que a perseguição é uma realidade para os seguidores de Cristo. Jesus até chamou o perseguido de “abençoado”, encorajando-os a se alegrar, pois “a recompensa no céu é grande” (Mateus 5:10-12).

O povo de Deus sempre enfrentou perseguição. Os profetas foram difamados, torturados e mortos (Hebreus 11:37). A história registra que dez dos discípulos de Jesus foram executados por pregar o Cristo. Diz a tradição que Pedro insistiu em ser crucificado de cabeça para baixo, por se considerar indigno de morrer da mesma maneira que o Seu Senhor. Ele escreveu: “Se vocês forem difamados por causa do nome de Cristo, serão abençoados, pois o Espírito de Deus e de glória repousa sobre vocês” (1 Pedro 4:14). O apóstolo Paulo foi preso, espancado, naufragado e apedrejado diversas vezes por pregar Cristo, mas considerava o sofrimento pequeno diante da recompensa que o aguardava no paraíso (Romanos 8:18).

Seguir Jesus não significa necessariamente que você perderá todos os seus bens, família, amigos e até mesmo a vida física, mas a questão é: você está disposto a pagar esse preço?

Embora o custo do discipulado seja alto, a perseguição traz recompensas tanto nesta vida quanto na eternidade. Através dela, o Senhor permanece com os crentes (Mateus 28:20; Hebreus 13:5), conhece os limites humanos e concede graça (1 Coríntios 10:13; 2 Coríntios 12:9). Ele os recompensa no céu (Mateus 5:10-12) e transforma a perseguição em algo bom, moldando o caráter do crente e glorificando a Si mesmo (Romanos 8:28-29). As recompensas superam, de longe, o custo de seguir Jesus!

Jesus sofreu e morreu na cruz para assumir o castigo dos pecados dos crentes. O único caminho para o perdão e para a vida eterna é através da fé no Senhor Jesus (Efésios 2:8-9). Embora a perseguição vivida pelo cristão não some nenhum mérito à obra perfeita de Cristo, um verdadeiro seguidor de Jesus permanecerá fiel a Ele mesmo em meio ao sofrimento.

“Pois vocês foram chamados para isso, visto que Cristo também sofreu por vocês, deixando-lhes exemplo a seguir em seus passos, ‘que não cometeu pecado, nem se achava dolo em sua boca’, e, mesmo sendo difamado, não revidou; quando sofria, não fazia ameaças, mas confiava plenamente naquele que julga com justiça; e levou em Seu próprio corpo os nossos pecados na cruz, para que pudéssemos morrer para o pecado e viver para a justiça; por meio de suas feridas vocês foram curados. Pois, enquanto continuamente se desviavam como ovelhas, agora voltaram-se para o Pastor e Guarda das suas almas” (1 Pedro 2:21-25).

Deixe um comentário