Será possível para nós pecarmos no céu?

Pergunta:

Será possível para nós pecarmos no céu?

Resposta:

A Bíblia descreve “o céu” ou, mais propriamente, o estado eterno em Apocalipse 21–22. Em nenhum desses capítulos é mencionada a possibilidade de pecado. De fato, temos a promessa de que, no estado eterno, nunca experimentaremos morte, tristeza, choro ou dor – a ausência dessas coisas comprova que o pecado também estará ausente, pois todas elas são produto do pecado.

Os pecadores não estarão no céu, mas sim no lago de fogo. Nada impuro jamais entrará no céu. Fora do céu encontram-se os pecadores impenitentes. Uma profecia do Antigo Testamento também nos garante que o reino de Deus excluirá a pecaminosidade:

“Uma estrada estará lá; será chamada o Caminho da Santidade; será para aqueles que andarem por esse Caminho. Os impuros não percorrerão por ela; os tolos perversos não circularão por ela… Mas somente os redimidos caminharão por ela” (Isaías 35:8–9).

Portanto, a resposta é: não, não será possível para nós pecarmos no céu.

Deus deseja a nossa santificação; ou seja, Ele quer nos tornar santos e livres de pecado. Nossa santificação possui três fases: a santificação posicional, que nos livra da penalidade do pecado no momento da fé em Cristo; a santificação progressiva, que nos afasta do poder do pecado à medida que crescemos em Cristo; e, por fim, a santificação completa, que nos livra da presença do pecado quando entramos na presença de Cristo. “Quando Cristo se manifestar, seremos como ele, pois o veremos como ele é” (1 João 3:2). Em outras palavras, o processo pelo qual Deus nos santifica envolve justificação, amadurecimento e glorificação.

A glorificação que Deus promete aos seus filhos inclui necessariamente a ausência de pecado, pois seres pecadores não podem ser gloriosos. O céu, lugar da glória de Deus, é sem pecado. Paulo ora para que “o próprio Deus da paz vos santifique totalmente” (1 Tessalonicenses 5:23) e vincula a manifestação gloriosa de Cristo à nossa própria glorificação: “Quando Cristo, que é a sua vida, se manifestar, vocês também se manifestarão com ele na glória” (Colossenses 3:4). Esse estado glorificado será a nossa separação definitiva do pecado, uma santificação total em todos os aspectos. Assim, não será possível para nós pecarmos no céu.

Tiago destaca outra segurança de que não pecaremos no céu: “Cada pessoa, quando for atraída e enganada pelo seu próprio desejo maligno, é seduzida” (Tiago 1:14). Neste mundo de pecado, somos tentados diariamente por duas forças: nosso próprio desejo maligno – a nossa natureza pecaminosa – e a tentação, que são os planos do diabo. No céu, nenhuma dessas forças existirá, pois a nossa natureza pecaminosa será erradicada na nossa glorificação e o tentador já terá sido lançado ao lago de fogo, onde não poderá nos fazer mal.

O ensinamento bíblico é claro ao afirmar que o céu, ou estado eterno, é completamente santo. Não haverá possibilidade de pecado, seremos revestidos de justiça e confirmados eternamente em nosso estado de bem-aventurança. A obra que Deus prometeu completar em nós estará finalizada, e nossa libertação será completa, pois os eleitos serão redimidos – corpo, alma e mente – para a glória do Cordeiro.

Deixe um comentário