Deve um cristão usar um anel de pureza?
Um anel de pureza é uma aliança usada por adolescentes ou adultos solteiros para simbolizar o compromisso assumido de permanecer abstêmio até o casamento. Esse anel foi criado na década de 1990 por grupos cristãos que promovem a abstinência, como o movimento “True Love Waits” da Lifeway Bookstore, podendo ter sido inspirado nos anéis que as freiras usam para simbolizar seu compromisso vitalício de servir a Deus. Existem diversos fornecedores desses anéis, sem um padrão único para receber ou usá-los. Em algumas famílias, os pais presenteiam suas filhas com o anel após uma cerimônia especial; contudo, ele também pode ser adquirido em lojas físicas ou pela internet e usado a critério pessoal. Tanto homens quanto mulheres podem usá-lo, embora o conceito do anel de pureza não seja mencionado na Bíblia.
Não há dúvida de que Deus chama Seus filhos à pureza sexual. “Vocês devem se santificar, abstendo-se da imoralidade sexual; cada um de vocês deve controlar o seu próprio corpo de maneira santa e honrosa, ao contrário dos pagãos, que não conhecem a Deus.” “Pois Deus não nos chamou para a impureza, mas para vivermos em santidade.”
O treinamento para a abstinência é essencial e precisa incluir informações corretas. Um anel de pureza não atua como um talismã que, por si só, impede o sexo antes do casamento. Um pai que presenteia sua filha com um anel não “possui” a sexualidade dela. A pureza de uma menina não é mais valiosa do que a de um menino. O compromisso de permanecer abstêmio até o casamento é algo nobre, mas deve ser vivido no contexto de um relacionamento com Deus e de um desejo sincero de se apoiar na sabedoria divina, e não motivado apenas por uma efusiva demonstração em um encontro ou pelo medo de desonrar o pai.
Usar um anel de pureza não tem nada de errado, desde que o compromisso seja genuíno. Ele pode, de fato, funcionar como um símbolo para identificar outras pessoas que fizeram essa mesma promessa. Contudo, no final das contas, o relacionamento com Deus é muito mais importante do que qualquer sinal exterior. Compreender os benefícios da abstinência e as estratégias para evitar tentações é bem mais relevante do que o uso do anel.






