Como devemos viver nossas vidas à luz do retorno de Cristo?
Acreditamos que o retorno de Jesus Cristo é iminente, ou seja, Seu retorno pode ocorrer a qualquer momento. Assim como o apóstolo Paulo, esperamos “a bendita esperança – a gloriosa aparição do nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo” (Tito 2:13). Sabendo que o Senhor pode voltar hoje, alguns se deixam tentar a parar o que estão fazendo e apenas “esperar” por Ele.
No entanto, há uma grande diferença entre saber que Jesus pode voltar hoje e saber que Ele voltará hoje. Jesus disse: “Mas a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, senão o Pai” (Mateus 24:36). O momento de Sua vinda é algo que Deus não revelou a ninguém, e, portanto, até que Ele nos chame, devemos continuar servindo-Lhe. Na parábola dos dez talentos, o rei que partia instrui seus servos a “trabalhar até que eu venha” (Lucas 19:13).
O retorno de Cristo é sempre apresentado na Escritura como uma grande motivação para a ação, e não como um motivo para cessá-la. Em 1 Coríntios 15:58, Paulo conclui seu ensinamento dizendo: “Portanto, meus amados irmãos, sejam firmes, inabaláveis, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão.” Em 1 Tessalonicenses 5:6, ele nos exorta: “Não durmamos, como os demais, mas vigiemos e sejamos sóbrios.” Retirar-se e “ficar à espera” jamais foi a intenção de Jesus para nós. Em vez disso, devemos trabalhar enquanto podemos, pois “a noite vem, em que ninguém poderá trabalhar” (João 9:4).
Os apóstolos viveram e serviram com a certeza de que Jesus poderia voltar durante a vida deles. Se tivessem abandonado seus trabalhos e simplesmente “esperado”, teriam desobedecido o comando de Cristo de “ir por todo o mundo e pregar o evangelho a toda criatura” (Marcos 16:15), e o evangelho não teria sido espalhado. Eles compreenderam que o retorno iminente de Jesus os motivava a se ocupar com a obra de Deus, vivendo cada dia como se fosse o último. Assim, nós também devemos encarar cada dia como um presente e usá-lo para glorificar a Deus.