É errado ficar frustrado com Deus?

Pergunta

É errado ficar frustrado com Deus?

Resposta

A frustração é aquele sentimento de impaciência e ansiedade que experimentamos quando sentimos que nossas necessidades não estão sendo atendidas ou quando enfrentamos problemas aparentemente intransponíveis. Muitas vezes, Deus se torna o foco dessa impaciência e insatisfação—acabamos ficando frustrados com Ele. Essa frustração com Deus, com Seus caminhos e com a forma como Ele lida conosco pode se tornar um obstáculo para os cristãos. Afinal, se Deus pode lidar facilmente com qualquer problema, por que não o faria? Deus sabe da nossa necessidade—onde Ele está? São poucos os cristãos que jamais se sentiram frustrados com o Senhor, de uma forma ou de outra, em algum momento da vida.

Marta é um exemplo claro disso (Lucas 10:38-42). Jesus estava visitando sua casa, e Marta queria proporcionar uma refeição especial para Ele. As Escrituras relatam que ela “se distraiu com os preparativos que precisavam ser feitos”. Enquanto isso, sua irmã, Maria, “sentou-se aos pés do Senhor, ouvindo o que Ele dizia”. No meio de sua correria, Marta sentiu que merecia ajuda na cozinha, e sua frustração transbordou. Ela se aproximou de Jesus e perguntou: “Senhor, você não se importa que minha irmã me tenha deixado sozinha para fazer todo o trabalho? Manda ela me ajudar!” Note que Marta estava frustrada tanto com Maria, por não ajudar, quanto com o Senhor, por permitir que Maria fosse “preguiçosa”. Jesus a acalmou, dizendo: “Marta, Marta, você está preocupada e agitada com muitas coisas.” Ele aproveitou a situação para ensinar uma lição sobre ficar quieto e conhecer a Deus (Salmos 46:10)—uma lição que tendemos a esquecer quando estamos frustrados.

Outra história bastante conhecida é a de Jonas, que também vivenciou a frustração com o Senhor. Jonas ouviu de Deus, mas não gostou do que ouviu (Jonas 1:1-3a). Relutantemente, ele anunciou a mensagem de Deus aos ninivitas, convencido de que eles não obedeceriam e que teria a satisfação de vê-los serem exterminados por um Deus vingativo. Para sua desilusão, os ninivitas responderam com arrependimento e humildade diante de Deus (Jonas 3:5-10). Jonas se sentiu frustrado, pois seu senso de justiça entrava em conflito com a misericórdia divina. Para piorar a situação, a planta frondosa que Jonas usava como sombra murchou por ordem de Deus, deixando-o exposto ao sol escaldante (Jonas 4:7). Sua frustração cresceu a tal ponto que ele desejou a morte (Jonas 4:9). Deus precisou relembrar o profeta irritado de que sua perspectiva estava equivocada: Jonas se importava mais com uma planta insensível do que com uma grande cidade cheia de pessoas. A frustração pode nos cegar e sufocar nossa compaixão.

Portanto, é errado ficar frustrado com Deus? Sim, é. A frustração decorre da nossa natureza humana pecaminosa. Sentir frustração com Deus pode ser sinal de falta de confiança Nele ou de uma compreensão equivocada de quem Ele realmente é. Se Deus é perfeito—e a Bíblia afirma que Ele é (Salmos 18:30)—então Ele possui intenções, tempos, métodos e resultados perfeitos. Ao focarmos nossas mentes no Senhor e confiarmos Nele, encontraremos paz, e não frustração (Isaías 26:3).

Nossa frustração com Deus pode ser um subproduto da nossa própria teimosia. Quando nossas ambições entram em conflito com os propósitos de Deus, naturalmente ficamos frustrados. Jamais é aconselhável lutar contra Deus. Saul de Tarso aprendeu essa lição de forma dolorosa, e Jesus chegou a lembrá-lo: “É difícil para vocês se defenderem contra as consequências” (Atos 26:14). Uma simples oração de submissão humilde traz muito mais conforto do que insistir obstinadamente em nossos próprios planos.

Deus orienta os pais terrenos: “Não irritem seus filhos” (Colossenses 3:21). Certamente, Deus não deseja irritar Seus próprios filhos. Quando nos sentimos frustrados com Ele, é devido à nossa falta de compreensão, e não por qualquer deficiência da parte de Deus. A melhor maneira de lidar com essa frustração é submeter-se à vontade divina, aceitar Seu tempo e confiar em Sua bondade. “Lancem sobre Ele toda a sua ansiedade” (1 Pedro 5:7).

Deixe um comentário