O que a Bíblia diz sobre o racismo?
A primeira coisa a entender nesta discussão é que existe apenas uma raça – a raça humana. Caucasianos, africanos, asiáticos, índios, árabes e judeus não são raças diferentes, mas sim etnias diversas dentro da mesma espécie. Todos os seres humanos compartilham as mesmas características físicas (com pequenas variações, é claro) e, mais importante, foram igualmente criados à imagem e semelhança de Deus. Deus amou tanto o mundo que enviou Jesus para entregar Sua vida por nós, e o “mundo” inclui todos os grupos étnicos.

Deus não demonstra parcialidade ou favoritismo, e nem nós devemos. Aqueles que praticam discriminação são descritos como “juízes com pensamentos malignos”. No Antigo Testamento, Deus dividiu a humanidade em dois grupos “raciais”: judeus e gentios, com a intenção de que os judeus se tornassem um reino de sacerdotes, ministrando às nações gentias. Contudo, muitos acabaram se orgulhando de seu status e desprezaram os gentios. Jesus Cristo pôs fim a essa divisão, destruindo o muro de hostilidade que separava os povos.
Jesus nos ordena amar uns aos outros como Ele nos ama. Se Deus é imparcial e nos ama sem distinções, nós devemos demonstrar esse mesmo amor aos outros. Conforme ensina Jesus, tudo o que fizermos ao menor de Seus irmãos, estaremos fazendo a Ele. Tratar alguém com desdém é, na verdade, ofender uma pessoa criada à imagem de Deus, ferindo alguém que Deus ama e por quem Jesus morreu.
O racismo, em suas diversas formas e graus, tem sido uma praga sobre a humanidade por milhares de anos. Irmãos e irmãs de todas as etnias, essa realidade não deveria persistir. As vítimas de racismo, preconceito e discriminação devem buscar o perdão, assim como somos exortados a ser bondosos, compassivos e a perdoar uns aos outros, lembrando que Deus nos perdoou em Cristo. Aqueles que praticam atitudes discriminatórias precisam se arrepender e se apresentar a Deus como pessoas vivas dentre os mortos, tornando seus atos instrumentos de retidão. Que a verdade seja plenamente vivida: não há judeu nem grego, escravo nem livre, homem nem mulher, pois todos somos um em Cristo Jesus.






