Pergunta: Hebreus 10:26 significa que um crente pode perder a salvação?
Resposta
“Porque se continuarmos a pecar deliberadamente, depois de receber o pleno conhecimento da verdade, não há mais sacrifício pelos pecados.” Este trecho adverte contra o pecado da apostasia. Apostasia é o afastamento intencional ou a deserção. São aqueles que chegam perto de ter uma crença salvadora, que ouvem e entendem o Evangelho, estando à beira de uma fé que salva, mas, então, rejeitam o que aprenderam e se afastam. São pessoas que, por vezes, estão cientes de seus pecados e até fazem profissão de fé; contudo, em vez de progredir espiritualmente, o interesse por Cristo começa a diminuir, as seduções do mundo se tornam cada vez mais atraentes e, finalmente, o desejo pelas coisas de Deus se esvai, fazendo com que se afastem.
Pecar deliberadamente, neste contexto, traz a ideia de rejeitar conscientemente e de forma intencional a Cristo. Conhecer o caminho de Deus, ouvi-lo pregado, estudá-lo, contar-se entre os fiéis e, mesmo assim, se afastar resulta em apostasia. Pecar de forma deliberada implica uma conduta contínua e intencional, não um pecado cometido por ignorância ou por ceder a tentações momentâneas. O pecador intencional insiste em um padrão de pensamento e ação do qual não tem vontade de se desvincular. Em contrapartida, o verdadeiro crente pode, por vezes, falhar e se afastar temporariamente de Deus, mas acaba retornando em arrependimento, pois o Pai celestial o busca e o convence até que não consiga mais se afastar.
O verdadeiro apóstata, por outro lado, continua pecando de forma deliberada e voluntária. Como ensina João, “ninguém que é nascido de Deus pratica o pecado, porque a semente de Deus permanece nele e ele não pode pecar, pois é nascido de Deus.” Assim, quem apostata possui conhecimento, mas não aplica esse conhecimento. Esses indivíduos podem ser encontrados mesmo em meio à comunhão dos fiéis.
Judas Iscariotes é um exemplo claro: ele tinha pleno conhecimento, mas lhe faltava uma fé genuína. Nenhum outro rejeitador da verdade teve tanto ou melhor acesso ao amor e à graça de Deus quanto Judas. Parte do círculo íntimo de Jesus, convivia com Ele, presenciou milagres e ouviu diretamente as palavras do maior pregador que o mundo já conheceu; mesmo assim, não apenas se afastou, como foi fundamental na conspiração contra Jesus.
Ao rejeitar a verdade e, mesmo tendo pleno conhecimento, escolher pecar de forma deliberada e constante, o apóstata acaba além da salvação, pois rejeita o único sacrifício verdadeiro pelos pecados: o Senhor Jesus Cristo. Se o sacrifício de Cristo é rejeitado, toda a esperança de salvação se perde, deixando apenas o pecado, cuja penalidade é a morte eterna. Esse ensinamento não se refere a um crente que, ao pecar, se distancia temporariamente de Deus, mas sim àquele que se apresenta como crente, mas, na realidade, demonstra que jamais posiadau uma fé genuína.