Jesus era sem pecado?

Pergunta

Jesus era sem pecado?

Resposta

Sim, Jesus foi sem pecado, e é por sua natureza impecável que temos a esperança de uma eternidade no céu. Se Jesus não fosse sem pecado, não haveria sacrifício suficiente para o pecado. A desobediência de Adão e Eva no Jardim do Éden trouxe o pecado ao mundo, e com ele veio a morte, conforme o aviso de Deus. Dessa forma, a humanidade nasce com uma natureza pecaminosa desde a concepção. Entretanto, a Bíblia esclarece que, embora Jesus tenha sido tentado em todas as maneiras, Ele jamais cometeu pecado. O apóstolo Pedro afirmou: “Ele não cometeu pecado e não se achou engano em sua boca”. Assim, por ser Deus, Jesus não tinha a capacidade de pecar.

Além de criar uma barreira entre nós e nosso Criador, nossa natureza pecaminosa herdada nos sujeitou à morte física e eterna. Para que a reconciliação com Deus fosse possível, era necessário o perdão, e esse perdão só poderia ser alcançado mediante o derramamento de sangue. Após o pecado original, Deus providenciou vestes de pele para Adão e Eva por meio do derramamento do sangue de um animal. Contudo, os sacrifícios de animais que se seguiram ilustravam apenas, de forma temporária, que o pecado exige morte, pois o sangue desses animais nunca poderia apagar completamente o pecado.

Os sacrifícios do Antigo Testamento prenunciavam o sacrifício perfeito e definitivo de Jesus Cristo. A única maneira de sermos reconciliados com um Deus santo e perfeito seria por meio de uma oferta igualmente santa e sem mácula, algo que só seria possível se Jesus fosse sem pecado. Como declarado, não fomos resgatados por coisas perecíveis, mas pelo precioso sangue de Jesus, um cordeiro sem defeito. Somente o sangue sem pecado de Cristo pôde estabelecer a paz entre Deus e a humanidade, permitindo que fôssemos vistos “santificados aos olhos de Deus, irrepreensíveis e sem culpa”.

A morte do Cristo sem pecado na cruz pagou a pena integral pelo pecado de todos os que nele creem. Assim, o que foi perdido com a queda da humanidade foi totalmente restaurado na cruz. Da mesma forma que o pecado entrou no mundo por meio de um homem, Deus redimiu o mundo por meio de um homem — o sem pecado Jesus Cristo.

Deixe um comentário