João Batista era realmente Elias reencarnado?

Era João Batista realmente Elias reencarnado?

Pergunta

Resposta

Mateus 11:7–14 declara que Jesus começou a falar à multidão sobre João, dizendo: “O que vocês foram ver no deserto? Uma vara balançada pelo vento? Se não, o que foram ver? Um homem vestido com roupas finas? Não, aqueles que usam roupas finas estão nos palácios dos reis. Então, o que foram ver? Um profeta? Sim, eu lhes digo que ele é, e mais que um profeta. Este é aquele sobre quem está escrito: ‘Enviarei meu mensageiro diante de ti, o qual preparará o teu caminho’. Eu lhes digo a verdade: entre todos os nascidos de mulher, não surgiu alguém maior do que João Batista; no entanto, o menor no reino dos céus é maior do que ele. Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus tem avançado vigorosamente, e homens vigorosos o tomam; pois todos os Profetas e a Lei profetizaram até João. E, se vocês estão dispostos a aceitá-lo, ele é o Elias que havia de vir.” Aqui, Jesus cita Malaquias 3:1, onde o mensageiro aparece como uma figura profética que viria. De acordo com Malaquias 4:5, esse mensageiro é “o profeta Elias”, o qual Jesus identifica como João Batista. Isso significa que João Batista foi Elias reencarnado? De forma alguma.

Primeiro: os ouvintes originais de Jesus (assim como os leitores originais de Mateus) jamais teriam interpretado suas palavras como uma referência a reencarnação. Além disso, Elias não morreu; ele foi arrebatado ao céu num redemoinho enquanto viajava num carro de fogo (2 Reis 2:11). Argumentar a favor de uma reencarnação ou ressurreição de Elias ignora esse fato. Se alguma coisa, a profecia do Elias “que haveria de vir” seria entendida como o retorno físico de Elias à terra, vindo do céu.

Em segundo lugar: a Bíblia está clara ao afirmar que João Batista é chamado de “Elias” porque ele veio no “espírito e poder de Elias” (Lucas 1:17), e não porque ele era, de forma literal, Elias. João Batista é o precursor que aponta o caminho para a chegada do Senhor, assim como Elias cumpriu esse papel no Antigo Testamento (e pode fazê-lo novamente no futuro — veja Apocalipse 11).

Em terceiro lugar: o próprio Elias aparece com Moisés na transfiguração de Jesus, após a morte de João Batista. Isso não teria acontecido se Elias tivesse assumido a identidade de João.

Em quarto lugar: os relatos em Marcos mostram que tanto o povo quanto Herodes distinguiam claramente entre João Batista e Elias.

Por fim: a prova de que este João Batista não foi Elias reencarnado vem do próprio João. No início do evangelho de João, ele se apresenta como o mensageiro de Isaías 40:3, e não como o Elias mencionado em Malaquias 3:1. João Batista chega a negar explicitamente ter sido Elias (João 1:19–23).

João Batista realizou para Jesus o papel que Elias exerceria para a vinda do Senhor, mas ele não foi Elias reencarnado. Jesus identificou João Batista com a função de Elias, enquanto o próprio João rejeitou essa identificação. Como conciliar esses dois ensinamentos? Há uma frase-chave na declaração de Jesus que não pode ser ignorada: “se vocês estão dispostos a aceitá-lo, ele é Elias.” Ou seja, a identificação de João Batista como Elias não se baseava em ele ser literalmente o Elias verdadeiro, mas na resposta das pessoas ao seu papel. Para aqueles que creram em Jesus como Senhor, João Batista cumpriu a função de Elias; para os líderes religiosos que rejeitaram Jesus, essa função não foi realizada.

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