Aqui você pode encontrar guias rápidos de 3 minutos para cada livro do Antigo Testamento. Eles estão listados na ordem em que aparecem nas Bíblias protestantes. Basta clicar no nome de qualquer livro e ter uma ideia de alto nível do que se trata.
Mas não pare de ler esses guias. Você vai perder a melhor parte: ler os livros da Bíblia você mesmo!
Há 39 livros no total no Antigo Testamento, divididos em cinco grupos.
Pentateuco (Lei de Moisés)
1. Gênesis
O livro de Gênesis responde à pergunta: “De onde veio tudo isso?” Gênesis é a história de como Israel começou como uma nação, mas o autor conta essa história como uma série de começos – começando com a criação do universo (Gn 1:1) e se estreitando para uma família: a de Israel.
2. Êxodo
O livro do Êxodo é a história de Deus resgatando os filhos de Israel do Egito e tornando-os Seu povo da aliança. Êxodo é onde encontramos as histórias das Dez Pragas, da primeira Páscoa, da despedida do Mar Vermelho e dos Dez Mandamentos.
3. Levítico
Você poderia resumir o livro de Levítico com o mandamento repetido de Deus: “Sede santos, como eu sou santo”. Levítico é um livro de leis, mas também é um livro de adoração. Este livro está cheio de detalhes sobre como o povo de Deus deve viver, comer, sacrificar, celebrar e muito mais.
4. Números
Números conta a história das andanças de Israel pelo deserto a caminho da terra prometida de Canaã. Os números começam e terminam com Moisés contando todas as pessoas da nação, que é como o livro recebe seu nome.
5. Deuteronômio
Israel está prestes a (finalmente) entrar na terra prometida de Canaã. Antes que o façam, Moisés convoca o povo para lembrá-lo da lei de Deus — e por que eles devem obedecê-Lo. É assim que o livro de Deuteronômio recebe seu nome: é a “segunda doação” da lei de Deus.
Escritos históricos
6. Josué
Josué é a história de como Israel se mudou para a terra prometida de Canaã. Ele detalha as batalhas e tratados entre Israel e os cananeus nativos e, em seguida, nos conta como as tribos de Israel dividiram a terra.
7. Juízes
Juízes é o relato de como Israel se comporta entre a morte de Josué e a liderança de um rei. Em vez de permanecer leal a Deus e seguir Suas leis, essa geração de israelitas vaga em sua fé, adorando ídolos e entregando-se à violência gratuita.
8. Rute
A história de Rute se passa durante o tempo dos Juízes: é uma história brilhante de esperança durante um período muito sombrio da história espiritual e política de Israel.
9/10. 1 Samuel & 2 Samuel
Samuel marca um grande ponto de virada na história de Israel: Israel faz a transição da teocracia para a monarquia. Em vez de clamar a Deus por socorro – o que funcionou antes (Jd 3:9, 15) – Israel exige que Samuel nomeie um rei. No início, eles estão sobrecarregados com o ímpio Saul, mas Deus levanta outro para libertar e liderar Seu povo.
11/12. 1 Reis e 2 Reis
Os livros de Reis nos mostram como Deus é fiel ao Seu povo. Vemos todo o espectro das relações de Deus com Israel: desde a bênção extrema sob Salomão até a desolação total e o cativeiro para o reino dividido. Essas bênçãos e maldições foram todas prometidas a Israel no livro de Deuteronômio.
13/14. 1 Crônicas e 2 Crônicas
E se você tivesse o trabalho de comunicar toda a história de sua nação – seus governantes, guerras, eventos religiosos, ciclos econômicos – começando com o início da humanidade? Primeira e Segunda Crônicas é essa história para Israel. É a história dos reis de Israel e da fidelidade de Deus às Suas promessas.
15/16. Esdras e Neemias
Esdras e Neemias foram originalmente considerados duas partes de um livro. Esdras se concentra na reconstrução do templo; Neemias se concentra na reconstrução da cidade de Jerusalém. Ambos formam a história de como Deus restabelece Israel na terra que Ele prometeu a ela.
17. Ester
Coragem. Fé. Traição. Política. Conspirações de genocídio. O livro de Ester é um drama sobre como dois judeus arriscaram tudo para salvar seu povo.
Sabedoria e poesia
18. Trabalho
Jó é um livro de sabedoria que aborda o problema das pessoas inocentes que sofrem. O livro de Jó mostra que Deus toma decisões justas com base na sabedoria, não na nossa ideia de pessoas boas sendo abençoadas e pessoas más recebendo sua viruppência.
19. Salmos
Salmos é uma coleção de 150 poemas escritos ao longo de centenas de anos. Muitos foram originalmente musicados e usados nos templos judaicos para louvar ao Senhor.
20. Provérbios
O livro de Provérbios é uma coletânea dos sábios ditos de Salomão, com mais alguns sábios cantando aqui e ali. Provérbios exorta o leitor a tomar decisões com base na sabedoria, justiça e retidão (Pv 1:3). Seus ditos às vezes são instruções diretas (Pv 1:10), às vezes observações gerais (Pv 20:14).
21. Eclesiastes
Este livro reúne a dura sabedoria de um homem chamado “o Pregador” e nos encoraja a temer a Deus, guardar Seus mandamentos e aproveitar a vida.
22. Cântico dos Cânticos dos Cânticos)
Este livro é uma canção (ou coleção de canções) celebrando o amor, o sexo e o casamento.
Principais profetas
23. Isaías
Isaías prega julgamento e conforto para a nação de Israel. Isaías prega sobre o rei vindouro, que governará Israel e as nações em justiça e paz. Ele também espera um Servo de Deus especial: aquele que cumprirá todos os deveres de Israel e suportará seus pecados.
24. Jeremias
Jeremias, o “profeta chorão”, adverte Judá nos últimos anos do reino do sul: ele serve como um guia (amplamente ignorado) para Judá quando eles caem no cativeiro babilônico.
25. Lamentações (tecnicamente poesia)
Esta pequena coleção de poemas lamenta a queda de Jerusalém, mas celebra a fidelidade de Deus ao seu povo.
26. Ezequiel
Ezequiel prevê a destruição do templo de Jerusalém e o julgamento à espera de Judá rebelde. Mas Ele também nos dá um vislumbre do novo relacionamento que Deus planeja fazer com Seu povo.
27. Daniel
Daniel é uma coleção de histórias e visões que nos dão esperança de que o reino de Deus acabará prevalecendo sobre os violentos governos do mundo. (E sim, há uma história famosa sobre uma cova de leão.)
Profetas menores
Esses livros foram agrupados em um livro maior chamado “Os Doze”. Nós os chamamos de profetas menores, mas isso se deve à relativa brevidade desses livros. Eles contêm grandes profecias. =)
- 28. Oséias
- 29. Joel
- 30. Amós
- 31. Obadias
- 32. Jonas
- 33. Miquéias
- 34. Naum
- 35. Habacuque
- 36. Sofonias
- 37. Ageu
- 38. Zacarias
- 39. Malaquias
Esses são todos os 39 livros do Antigo Testamento.