O que a Bíblia diz sobre a Era do Gelo?
Pergunta
A Bíblia não menciona explicitamente a Era do Gelo, pois esse fenômeno não teve impacto significativo sobre os escritores bíblicos, que viviam no Oriente Médio, bem ao sul das grandes glaciações continentais.
Resposta
Evidências científicas apontam para pelo menos três ciclos históricos de resfriamento e aquecimento, demonstrados por uma sucessão consistente de camadas em rochas associadas. O movimento das geleiras influenciou profundamente a topografia de regiões do norte das Américas e da Europa. Ainda que existam diversas teorias concorrentes sobre o início e o término desses períodos, nenhuma se destaca como única explicação.
Da mesma forma, nenhuma dessas teorias sobre a Era do Gelo possui relação direta com os ensinamentos bíblicos, tampouco serve para confirmar ou refutar a veracidade das Escrituras. É possível que mudanças rápidas ou gradativas no clima terrestre tenham produzido os efeitos observados. Tais transformações poderiam estar relacionadas à criação original de Deus, a um desenvolvimento gradual ao longo do tempo ou mesmo ao dilúvio dos dias de Noé. Assim, as “eras do gelo” podem ter sido mais ou menos dramáticas do que se supõe, com diversas possíveis explicações acerca de sua ocorrência.
Em resumo, a Bíblia não aborda o tema da Era do Gelo, nem de forma direta nem indireta, por não se tratar de um assunto de especial importância para as Escrituras.