A astrologia está se tornando popular, com muitas pessoas considerando que é uma fonte de conselhos sábios. O que a Bíblia diz sobre aqueles que consultam astrólogos e usam a astrologia como orientação para suas vidas? Está na Bíblia, Isaías 47:13-15 NVI. “Todos os conselhos que você recebeu só o desgastaram. Deixe seus astrólogos se apresentarem, aqueles observadores de estrelas que fazem previsões mês a mês, deixe-os salvá-lo do que está vindo sobre você. Certamente são como restolho; o fogo os queimará. Não conseguem nem se salvar da chama… Cada um deles continua no seu erro; não há um que possa salvá-lo”.
Astrologia na Bíblia
Nesta primeira menção à astrologia na Bíblia, Deus está falando ao povo da antiga Babilônia pagã. A arqueologia do Oriente Médio confirmou que a astrologia realmente se originou na nação da Babilônia, agora chamada de país do Iraque. Tábuas cuneiformes foram escavadas representando cartas horóscopo que datam do século 5 a.C. e anteriores. A astrologia é uma arte divinatória que ensina que o posicionamento relativo no céu do Sol, da Lua e dos planetas tem influência sobre os indivíduos e sobre o curso dos assuntos humanos. Em nossos tempos modernos, assim como na antiga Babilônia, um número crescente de pessoas está utilizando os serviços de consultores de astrologia.
No Livro de Daniel, é narrado um acontecimento profundo na vida de Nabucodonosor, o Rei da Babilônia. O rei teve um sonho muito perturbador e queria entender seu significado. Daniel 2:2 nos informa: “Então o rei convocou os magos, os feiticeiros, os feiticeiros e os astrólogos para lhe contar o que ele havia sonhado.”
O que é Astrologia?
Os astrólogos, também conhecidos como “caldeus”, faziam parte do círculo do rei dos chamados “sábios” que praticavam a adivinhação. A palavra real para astrologia na língua hebraica significa literalmente, “adivinhar os céus”. Adivinhação é o ato de prever eventos futuros, ou de revelar conhecimento secreto, por meio de sinais e presságios ou outra agência sobrenatural. A prática da adivinhação pagã é proibida por Deus. Está na Bíblia, Levítico 19:26 NVI: “Não pratiqueis adivinhação nem feitiçaria”.
A adivinhação era comum entre os povos pagãos das terras bíblicas. Quando os israelitas estavam prestes a entrar na Terra Prometida de Canaã, Deus os advertiu a não praticar astrologia. Diz Deuteronômio 18:9, 12 & 14 NVI: “Não aprendais a imitar os caminhos detestáveis, das nações de lá… As nações que você vai desapossar ouçam aqueles que praticam feitiçaria ou adivinhação. Mas quanto a ti, o Senhor, teu Deus, não te permitiu fazê-lo… Qualquer um que faça essas coisas é detestável ao Senhor”. A adivinhação é realmente considerada um pecado grave. Declara 1 Samuel 15:23 NVI: “A rebelião é como o pecado da adivinhação, e a arrogância como o mal da idolatria”.
Por curiosidade e diversão, milhões de cidadãos comuns leem os horóscopos diários publicados em jornais de grande circulação. Tudo bem ter esse tipo de interesse casual “divertido” pela astrologia? Que conselho a Bíblia dá sobre esse tipo de assunto? Em 1 Tessalonicenses 5:22, Deus afirma enfaticamente que devemos “abster-nos de toda aparência de mal”.
A astrologia é real?
O rei Nabucodonosor pediu a seus astrólogos e outros bruxos que lhe contassem seu sonho e interpretassem seu significado. Como eles responderam? Daniel 2:10 nos informa: “Os astrólogos responderam ao rei: ‘Não há homem na terra que possa fazer o que o rei pede! Nenhum rei, por maior e mais poderoso que seja, jamais pediu tal coisa a qualquer mágico, encantador ou astrólogo.” “
Os astrólogos da Babilônia foram incapazes de ajudar o rei com seu sonho problemático. No entanto, Deus havia abençoado seu profeta orante Daniel com os verdadeiros dons do Espírito Santo, e ele foi levado diante do rei para interpretar o sonho. A Bíblia diz em Daniel 2:27-28 NKJ: “Daniel respondeu na presença do rei, e disse: ‘O segredo que o rei exigiu, os sábios, os astrólogos, os magos e os adivinhos não podem declarar ao rei. Mas há um Deus no céu que revela segredos, e Ele deu a conhecer ao rei Nabucodonosor o que será nos últimos dias. Seu sonho, e as visões de sua cabeça em cima de sua cama, eram estes…’ Com a unção de Deus, Daniel foi capaz de descrever e explicar o grande sonho profético do rei.
Se há necessidade de entender situações desconcertantes em nossas vidas, somos sábios para evitar o erro e o mal da adivinhação astrológica; mas que saibamos que “há um Deus no céu que revela segredos”. Como Daniel, na oração podemos recorrer a Deus em busca de ajuda. E na Bíblia, temos o conselho seguro de Sua verdade.
Astrologia Versículos Bíblicos
- Levítico 19:26, 31; Levítico 20:6, 27
- Deuteronômio 18:9-14
- II Reis 21:6
- Isaías 8:19; Isaías 47:13-14
- Daniel 2:27; Daniel 4:7, 19