Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wp-auto-republish domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/11fbe6d1-baeb-4c61-b186-7ec7f887fbf9/bibliadabiblia.com.br/wp-includes/functions.php on line 6121
O que a Bíblia diz sobre casamento interracial? – Bíblia da Bíblia

O que a Bíblia diz sobre casamento interracial?

O que a Bíblia diz sobre casamento inter-racial?

A Lei do Antigo Testamento ordenou aos israelitas que não se envolvessem em casamentos inter-raciais (Deuteronômio 7:3–4). Contudo, o motivo desse mandamento não era a cor da pele ou a etnia, mas sim de natureza religiosa. Deus ordenou aos judeus que evitassem o casamento inter-racial porque os povos estrangeiros eram adoradores de falsos deuses. Os israelitas seriam desviados se se casassem com idólatras, pagãos ou gentios – exatamente o que aconteceu em Israel, conforme Malaquias 2:11.

Um princípio semelhante de pureza espiritual é apresentado no Novo Testamento, mas não tem relação com a raça: “Não se ponham em jugo desigual com os incrédulos. Pois que têm em comum a justiça e a impiedade? Ou que comunhão pode ter a luz com as trevas?” (2 Coríntios 6:14). Assim como aos israelitas – crentes no único Deus verdadeiro – foi ordenado não se casarem com idólatras, aos cristãos também é ordenado não se casarem com incrédulos. A Bíblia nunca diz que o casamento inter-racial é errado, e qualquer pessoa que o proíba age sem autoridade bíblica.

Como observou Martin Luther King, Jr., a pessoa deve ser julgada pelo seu caráter, e não pela cor da pele. Não há lugar na vida do cristão para o favoritismo baseado em raça (Tiago 2:1–10). De fato, a perspectiva bíblica é de que existe apenas uma “raça” – a raça humana –, pois todos descendem de Adão e Eva. Ao escolher um cônjuge, o cristão deve primeiramente verificar se o potencial parceiro é nascido de novo pela fé em Jesus Cristo (João 3:3–5). A fé em Cristo, e não a cor da pele, é o critério bíblico para essa escolha. Assim, o casamento inter-racial não é uma questão de certo ou errado, mas sim de oração e decisão pessoal.

Um casal que está considerando o casamento precisa ponderar diversos fatores. Embora a diferença de etnia não deva ser ignorada, ela certamente não deve ser o fator determinante para a união. Um casal inter-racial pode enfrentar discriminação e zombaria, e deve estar preparado para responder a tais preconceitos de forma bíblica. Entretanto, o casamento entre homem e mulher é instituído por Deus para ser mantido com honra (Hebreus 13:4); nada na Bíblia exige que os parceiros sejam da mesma cultura ou origem étnica. Um homem e uma mulher que se tornam uma só carne em um pacto matrimonial piedoso é algo belo (Gênesis 2:24–25). Além de funcionar como um alicerce da sociedade, o casamento reflete o relacionamento de Deus com o Seu povo (Efésios 5:25–33).

Romanos 10:12 diz: “Pois não há diferença entre judeu e gentio – o mesmo Senhor é Senhor de todos e abençoa ricamente todos os que o invocam” (confira também Gálatas 3:26–29 e Apocalipse 7:9). Ao tratar da relação entre judeu e gentio, Efésios 2:15–16 afirma: “[O] propósito de Jesus era criar, nele mesmo, uma nova humanidade a partir dos dois, promovendo a paz, e, num só corpo, reconciliar ambos com Deus por meio da cruz, na qual ele extinguiu a inimizade.” Dessa forma, um casamento inter-racial cristão pode ser uma poderosa demonstração de nossa igualdade e unidade em Cristo.

Deixe um comentário