O que a Bíblia diz sobre ser um servo / sobre a condição de servo?

O que a Bíblia diz sobre ser um servo?

A Bíblia tem muito a dizer sobre a servidão, pois o seu tema central é o Servo de todos — Jesus Cristo. “Pois nem mesmo o Filho do Homem veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos” (Marcos 10:45). Quando damos a Jesus Cristo o lugar que lhe é de direito como Senhor de nossas vidas, essa autoridade se expressa na maneira como servimos aos outros (Marcos 9:35; 1 Pedro 4:10; João 15:12-13). Nosso amor a Deus se manifesta por meio do amor ao próximo. “Pois o que pregamos não somos nós mesmos, mas Jesus Cristo como Senhor, com nós como seus servos, por amor de Jesus” (2 Coríntios 4:5).

A verdadeira liderança é, na essência, a servidão, e o maior líder de todos os tempos é Jesus Cristo. A atitude servil de Cristo fica evidente quando lemos que “embora existindo na forma de Deus, não considerou a igualdade com Deus algo a ser retido, mas esvaziou-se, assumindo a forma de servo” (Filipenses 2:6-7). No Novo Testamento, as palavras traduzidas como “ministério” geralmente se referem à servidão ou ao serviço feito com amor. Servir ao próximo é a própria essência do ministério. Todos os crentes são chamados a esse ministério (Mateus 28:18-20) e, por isso, somos chamados a ser servos para a glória de Deus. Viver é doar; tudo o mais é egoísmo e tédio.

Como bem foi afirmado, “o posto é dado a você para que possa servir melhor aqueles que estão acima e abaixo de você. Ele não é dado para que você pratique suas idiossincrasias” (General Bruce C. Clarke, USA, Aposentado). Sirvamos ao próximo servindo a Cristo (Colossenses 3:23-24). Deus Pai nos serviu ao sacrificar Cristo na cruz por nossos pecados, e devemos servir os outros ao compartilhar o evangelho e nossas vidas com eles (1 Tessalonicenses 1:5-6). Aqueles que desejam ser grandes no reino de Deus devem ser servos de todos (Mateus 20:26).

Deixe um comentário