O que é a oração centrada?
A oração centrada é um passo inicial da oração contemplativa, parte da tradição da lectio divina, uma forma de meditação cristã.
Na oração centrada, o praticante foca em uma palavra e a repete continuamente durante o exercício. Embora a prática possa variar entre os grupos que a adotam, há semelhanças essenciais. A oração centrada envolve a escolha de uma palavra sagrada como símbolo da intenção de consentir à presença e ação de Deus interiormente. Geralmente, essa prática inclui sentar-se confortavelmente, fechar os olhos, acalmar-se brevemente e introduzir a palavra sagrada. Quando o praticante se dá conta de pensamentos, deve retornar, de forma gentil, à palavra escolhida. Essa prática é seguida por um período de abertura da mente, do coração e da alma à influência de Deus, caracterizando assim a oração contemplativa.
Embora possa parecer um exercício inocente, esse tipo de oração não possui respaldo nas Escrituras. Na verdade, ele contrasta com a forma como a Bíblia define a oração. Versículos como Filipenses 4:6 e João 16:23-24 demonstram que a oração é uma comunicação compreensível com Deus, e não uma meditação esotérica e mística destinada a esvaziar a mente dos pensamentos. A oração centrada assemelha-se mais a um cântico místico do que a uma verdadeira comunicação com o divino.






