O que é espiritualidade contemplativa?

O que é a espiritualidade contemplativa?

A espiritualidade contemplativa é uma prática extremamente perigosa para qualquer pessoa que deseje viver uma vida bíblica, centrada em Deus. Essa prática é comumente associada ao movimento da igreja emergente, o qual está repleto de falsas doutrinas, além de ser utilizada por diversos grupos que possuem pouca ou nenhuma conexão com o Cristianismo.

Na prática, a espiritualidade contemplativa centra-se, sobretudo, na meditação – porém, não a meditação com uma perspectiva bíblica. Passagens como Josué 1:8 nos exortam: “Não deixe que este Livro da Lei se afaste de sua boca; medite nele dia e noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Então, seus caminhos prosperarão e você terá sucesso.” Perceba que o foco da verdadeira meditação deve ser a Palavra de Deus. Já a meditação guiada pela espiritualidade contemplativa propõe focar em nada, ou seja, exorta o praticante a esvaziar completamente a mente, a simplesmente “ser”. Supostamente, isso facilitaria o acesso a uma experiência espiritual superior. No entanto, as Escrituras nos instruem a transformar nossa mente para a de Cristo, adotando a Sua mentalidade. Esvaziar a mente vai de encontro com essa transformação ativa e consciente.

A espiritualidade contemplativa também encoraja a busca por uma experiência mística com Deus. O misticismo é a crença de que o conhecimento de Deus, a verdade espiritual e a realidade última podem ser alcançados por meio de experiências subjetivas. Essa ênfase no conhecimento experiencial acaba por erodir a autoridade das Escrituras, pois conhecemos Deus por meio de Sua Palavra. Toda a Escritura é inspirada por Deus e é útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a educação na justiça, permitindo que os servos de Deus estejam completamente preparados para realizar toda boa obra. A Palavra de Deus é completa, não havendo razão para acreditar que Ele adicione ensinamentos ou verdades adicionais através de experiências místicas. Nossa fé e nosso conhecimento sobre Deus estão fundamentados em fatos.

Ao resumir a espiritualidade contemplativa, alguns defensores afirmam: “Viemos de diversas origens seculares e religiosas, e cada um de nós busca enriquecer a nossa jornada por meio da prática espiritual e do estudo das grandes tradições espirituais do mundo. Desejamos nos aproximar do Espírito amoroso que permeia toda a criação e inspira nossa compaixão por todos os seres.” Contudo, tais objetivos não têm embasamento bíblico. Estudar as “tradições espirituais” do mundo é um exercício de futilidade, pois qualquer tradição espiritual que não exalte Cristo não passa de engano. A única maneira de se aproximar verdadeiramente de Deus é por meio do caminho que Ele determinou: Jesus Cristo e a Sua Palavra.

Deixe um comentário